São Paulo é conhecida por ser uma cidade com muita poluição, inclusive a sonora. Apesar de ser o lugar mais barulhento do Brasil, a metrópole não está nem no top 5 da categoria no quesito mundial.
Quem leva o primeiro lugar da classificação não é uma das primeiras cidades que podem vir à mente, como Nova Iorque (Estados Unidos) ou Tóquio (Japão).
Na realidade, Paris (França) foi reconhecida como o lugar com mais barulho do mundo.
Às vezes chamada de capital mundial da gastronomia, em outras como capital mundial da velocidade, a capital paulista levou o sétimo lugar do ranking criado pela Preply.
Foram levadas em consideração as seguintes características: índices de congestionamento, níveis de polução sonora, densidade populacional e a opinião de quem vivencia os ambientes.
São Paulo ganha da capital francesa no tempo gasto em trânsito e em relação às taxas de poluição sonora, de 68,9 decibéis, enquanto Paris alcança 58,6.
Mas, considerando todos os fatores, a “cidade luz” fica com o primeiro lugar — e poderia ser conhecida como “cidade da poluição sonora”.
Coincidência ou não, apesar de a metrópole ser a única brasileira entre os 20 locais mais barulhentos do mundo, a capital paulista situa-se a menos de 400 quilômetros da cidade mais silenciosa do Brasil.
Paris, França
Nova Iorque, Estados Unidos
Hong Kong, região da China
Londres, Inglaterra
Los Angeles, Estados Unidos
Barcelona, Espanha
São Paulo, Brasil
Tóquio, Japão
Singapura, Singapura
Seul, Coreia do Sul.