• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
EUA: Trump diz que tarifas fortalecem economia e prevê arrecadar US$ 200 bi em agosto
30 de julho de 2025
Com tarifas de Trump e incertezas fiscais, Selic segue em 15% – por quanto tempo?
30 de julho de 2025
Published by on 30 de julho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) avalia que a imposição de uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos deve “inviabilizar” a venda para o mercado americano. O presidente Donald Trump assinou nesta quarta uma ordem executiva confirmando o aumento da carga tributária sobre bens brasileiros levando a um total de 50%.

Segundo a Abicalçados, os EUA são o principal destino internacional do setor calçadista brasileiro. “Temos empresas cuja produção é integralmente enviada ao mercado externo, a maior parte para os Estados Unidos”, afirmou a entidade em nota.

Essas empresas, ainda de acordo com a entidade, “terão produtos muito mais caros do que os importados da China, por exemplo, que pagam uma sobretaxa de 30%”. A Abicalçados fala em uma perda de 8 mil empregos diretos.

Leia também

EUA anunciam tarifa de 50% sobre importações de cobre e derivados a partir de agosto

Medida faz parte de pacote de tarifas para proteger a indústria doméstica e combater ameaças à segurança nacional

Leia a íntegra do decreto de Trump que implementa tarifa de 50% sobre o Brasil

A medida foi justificada como resposta a uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional, política externa e economia norte-americana

A associação lamentou que os esforços de empresários e do corpo diplomático brasileiro não tenham sido suficientes para que o governo americano mantivesse a “histórica relação comercial entre Brasil e Estados Unidos”.

Para mitigar os efeitos dessa medida na indústria, a Abicalçados defende que o poder público implemente linhas para cobrir o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) em dólar com juros do mercado externo; a ampliação do Reintegra para exportadores; a liberação imediata de créditos acumulados do ICMS; e a reedição do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Contexto

Segundo a Abicalçados, os Estados Unidos respondem por mais de 20% do valor total gerado pelas exportações do setor. No primeiro semestre de 2025, o Brasil exportou ao país US$ 111,8 milhões, equivalentes a 5,8 milhões de pares de calçados.

The post Abicalçados: exportações aos EUA vão ser inviabilizadas com tarifa de 50% appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress