• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Feninfra estima corte de 400 mil vagas em telecom e redução de investimentos sem a desoneração
24 de novembro de 2023
Conheça as principais fraudes bancárias e como o BC busca combatê-las; veja como se proteger
24 de novembro de 2023
Published by on 24 de novembro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, prevê um cenário favorável para a derrubada do veto à desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, anunciado pelo governo federal na noite de quinta-feira (23). No entanto, o dirigente lembra que o Congresso precisará correr contra o tempo para garantir a promulgação da proposta antes do recesso parlamentar.

“Precisamos da promulgação antes de 31 de dezembro para que a medida siga valendo no ano que vem”, explica Velloso. “Na votação deste ano, tivemos uma vitória muito tranquila, inclusive com o apoio da base do governo. Então, eu entendo que, sinceramente, não será difícil [derrubar o veto]”, prossegue.

Leia também

ReaçãoPacheco defende desoneração e diz que Congresso apreciará veto de Lula ainda este anoPresidente do Congresso disse medida é adotada no país há algum tempo e que também chegou a ser objeto de veto do governo anterior
Contas públicasProrrogação da desoneração da folha é inconstitucional, diz HaddadNa quinta-feira, Lula optou por vetar o projeto integralmente; Congresso deverá analisar decisão
Masterclass
Semana do Trader Sossegado
Uma semana de conteúdo prático e gratuito para você ter ganhos consistentes na bolsa operando apenas 30 minutos por dia

Por outro lado, o presidente da Abimaq fez um aceno ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e afirmou entender o lado técnico da decisão. “Eu entendo que não foi uma decisão política. O ministro tem feito um bom trabalho para equilíbrio das contas, mas cabe a nós mostrarmos para ele e para a sociedade que a desoneração é benéfica para a economia”. Nos cálculos do governo, a desoneração custa atualmente algo em torno de R$ 9,4 bilhões por ano.

Como contraponto, Velloso utiliza os dados do setor de máquinas, um dos beneficiados. Nos cálculos da Abimaq, enquanto o faturamento do segmento encolheu 7% em 2022, a geração de empregos cresceu 6,1%, para 290 mil funcionários. Para este ano, a despeito de uma projeção de queda de 10% no faturamento da atividade, o corte de empregos está perto da estabilidade, em 0,4%.

“A desoneração se provou anticíclica, estamos perdendo faturamento, mas seguimos garantido empregos”, acrescenta. “Estamos há quase 12 anos com esse sistema, já é algo natural para nós. Muitas empresas nasceram sem nunca recolher os 20% em folha.”

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Abimaq prevê clima favorável no Congresso para a derrubada do veto à desoneração da folha appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress