• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Alta do PIB deve se estender para o 2º tri, mas desaceleração virá na sequência
30 de maio de 2025
EUA cancela US$ 3,7 bilhões em projetos de energia verde
30 de maio de 2025
Published by on 30 de maio de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A economia do Brasil cresceu acima de 1% no primeiro trimestre sustentada pelo desempenho mais forte da agropecuária em dois anos, iniciando com força um ano em que se espera moderação da atividade à frente diante da política monetária contracionista.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil expandiu 1,4% no primeiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (30).

O resultado ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters para o período de janeiro a março e foi o mais elevado desde o segundo trimestre do ano passado (+1,5%).

PIB brasileiro cresce 1,4% no 1T25 puxado pelo agro; Veja o que movimenta o Ibovespa no Giro do Mercado desta sexta-feira (30):

O desempenho mostrou ainda forte aceleração em relação ao ritmo do final do ano passado, quando o PIB expandiu 0,1% no quarto trimestre em dado revisado pelo IBGE de 0,2% informado antes.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2024, o PIB teve expansão de 2,9%, contra expectativa de 3,2% nessa base de comparação.

A agropecuária, com peso de cerca de 6,5% na economia, foi o principal responsável pela expansão da atividade econômica nos três primeiros meses do ano, com crescimento de 12,2%% em relação ao quarto trimestre.

Esse desempenho foi o mais forte para o setor desde o primeiro trimestre de 2023 — a leitura forte já era esperada por analistas diante de condições climáticas favoráveis, ganhos de produtividade e uma produção recorde de soja.

“A agropecuária tem dois efeitos positivos, por conta do clima mais favorável e por conta de colheitas concentradas no primeiro semestre, como soja, arroz, milho e fumo. A soja é nossa principal lavoura e concentra no primeiro semestre”, disse a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

“Fora o efeito clima e concentração, tem a base deprimida de 2024 e um aumento da produtividade. A conjuntura está toda favorável para o setor agropecuário”, completou

Ainda no lado da produção, os serviços — setor que responde por cerca de 70% da economia do país — tiveram expansão de 0,3%, depois de crescerem 0,2% no quarto trimestre do ano passado.

“O grande destaque dentro dos serviços … foi a atividade de serviços de informação e comunicação, especialmente devido ao aumento de Internet e desenvolvimento de sistemas. Essa atividade cresceu mais de 38% desde a pandemia”, disse Palis, destacando o avanço de 3,0% dessa atividade no primeiro trimestre em relação ao quarto.

Por outro lado, a indústria teve retração de 0,1% no período, após oito trimestres seguidos no azul, pressionada pelos setores de transformação (-1,0%) e de construção (-0,8%)

“O setor industrial está sendo negativamente afetado pela política monetária restritiva”, disse Palis.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress