• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Debate sobre metas de inflação volta à tona com ata do Copom; entenda
28 de março de 2023
Governo francês rejeita demanda sindical para reconsiderar projeto de aposentadoria
28 de março de 2023
Published by on 28 de março de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou manifestação contrária ao pedido do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) para que as pautas do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) fossem suspensas.

A OAB pediu a suspensão das pautas até que o Congresso Nacional aprecie a MP 1160/23, que reinstituiu o voto de qualidade no Carf, ou que o STF julgue o pedido de liminar.

Para a AGU, no entanto, o pedido não deve ser atendido porque a MP 1160/23 atendeu rigorosamente aos pressupostos constitucionais de relevância e urgência, previstos no artigo 62 da Constituição.

Além disso, a entidade afirmou que as normas veiculadas na medida provisória, ao tratarem do critério de desempate nas apreciações do Carf, sequer tocaram na matéria de direito tributário. Assim, para a AGU, não cabe falar em reserva de lei complementar para regulamentar o tema.

“Cabe ser novamente enfatizado que o voto de desempate, a cargo de presidente de órgão fracionário do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, consubstancia critério legítimo e razoável, não se podendo inferir dessa atribuição a suposição, em abstrato, de inobservância ao dever de agir com imparcialidade e de acordo com a moralidade administrativa”, escreveu a AGU, na manifestação.

Conheça a plataforma do JOTA PRO Tributos, solução para escritórios e empresas, que traz as decisões e movimentações do Carf, do STJ e do STF, praticamente em tempo real, além de acesso a negociações, bastidores e votações dos principais projetos de lei

O processo tramita como ADI 7.347.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação do Carnaval sobe acima do IPCA e preços ficam 80% mais caros em 10 anos


Read more
4 de fevereiro de 2026

ONS calcula custo operacional de até R$4.870/MWh nesta quarta-feira com alta de temperaturas


Read more
4 de fevereiro de 2026

Despesa com funcionários públicos atinge maior valor em 4 anos


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress