• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Estados Unidos anunciam restrições à exportação de chips para a China
4 de dezembro de 2024
XP revê projeções e passa a ver Selic a 14,25% e dólar consolidado em R$ 6
4 de dezembro de 2024
Published by on 4 de dezembro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

Conteúdo XP

O crescimento do PIB no terceiro trimestre de 2024 de 0,9% em relação ao trimestre anterior surpreendeu novamente o mercado. Para Rodolfo Margato, economista da XP, o destaque é o dado desagregado, no lado da oferta, mostrar que 8 entre 12 setores produtivos da economia brasileira cresceram na comparação com o período imediatamente anterior.

Margato participou do programa Morning Call da XP nesta quarta (4) e disse que a atividade econômica é “robusta” e tem solidez. “Mas ao mesmo tempo representa um desafio adicional para condução de política monetária”, comentou.

Pressão inflacionária

“O grande debate é sobre a sustentação desse crescimento sem gerar pressão inflacionária”, complementou. “Consumo das famílias cresceu 1,5% em relação ao trimestre anterior e 5,5% na comparação com o mesmo período de 2023. Os investimentos que são chamados de formação bruta de capital fixo têm avanço de mais de 2% no trimestre e de 10% na comparação interanual”, disse.

Por outro lado, ele ressalta o aumento da inflação corrente e as expectativas de alta dos indicadores inflacionários à frente. “Um dos fatores que mais pressionam o índice inflacionário são os salários com ganhos reais, que é a dinâmica do rendimento médio do trabalho já acima da inflação”, afirmou.

Ganhos reais

“Se pegar a agropecuária, a indústria, a construção civil, o comércio, todas essas atividades em 2023 e 2024 tiveram (salários com) ganhos reais. Estamos falando de 4,5%, 5% acima da inflação”, destacou.

“Isso sustenta consumo e PIB no curto prazo, mas ao mesmo tempo aumenta os custos de produção das empresas e acaba pressionando a inflação”, acrescentou.

Com o crescimento do PIB em 0,9%, mostrando força da demanda, atividade aquecida e a maioria dos setores com variação positiva de expansão, a XP revisou a expectativa de crescimento econômico de 2024 de 3,4% para 3,5%.

“Vale lembrar que as estimativas estavam no início do ano entre 1,5% a 2% do avanço do PIB. Então, mais um ano de surpresa positiva na atividade econômica corrente”, finalizou.

The post Alta do PIB impõe desafio adicional à condução da política monetária, diz economista appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress