• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
“Trump sempre amarela”, diz “Financial Times” sobre tarifaço e Lula
28 de novembro de 2025
Faturamento do e-commerce na BlackFriday desacelera ante 5ª-feira, mas tíquete médio cresce
28 de novembro de 2025
Published by on 28 de novembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A bandeira tarifária nas contas de energia em dezembro será amarela, com uma cobrança inferior à registrada em novembro, devido à entrada do período chuvoso que favorece o abastecimento dos lagos das hidrelétricas, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira.

A mudança da bandeira vermelha, que vigorou em novembro, para a amarela significa que o consumidor deixará de pagar R$ 4,46 a cada 100 KW/h consumidos e passará a pagar R$ 1,885 a cada 100 KW/h consumidos.

“Diante de condições de geração de energia um pouco mais favoráveis, foi possível mudar da bandeira vermelha patamar 1 para amarela”, disse a Aneel.

A agência acrescentou, no entanto, que o acionamento das termelétricas continua sendo essencial para atender à demanda, o que exige a cobrança adicional já que a energia térmica é mais cara que a hidrelétrica.

Segundo a agência, apesar de a previsão de chuvas para dezembro ser superior à vista em novembro, na maior parte do país a expectativa de precipitações está em geral abaixo da sua média histórica para o mês.

Analistas tinham adiantado à Reuters que a bandeira tarifária de energia seria no patamar amarelo em dezembro, diante de um início de período úmido menos favorável para o setor elétrico, marcando a primeira cobrança adicional na conta de luz para o mês desde 2021.

Um dos analistas consultados, da corretora Warren Rena, vê a inflação fechando abaixo do teto da meta. Com o indicativo da bandeira amarela para dezembro, a previsão é de 4,2% para o IPCA em 2025.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress