• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Tesouro estima redução da carga tributária para 32,44% no ano passado
29 de março de 2024
Cacau supera cobre e Nvidia e ajuda a turbinar inflação do chocolate na Páscoa
29 de março de 2024
Published by on 29 de março de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

Bloomberg – Os níveis de pobreza na Argentina aumentaram ligeiramente no segundo semestre de 2023, à medida que a inflação crescente prejudicou o poder de compra das famílias, mesmo antes de a terapia de choque do presidente Javier Milei fazer efeito.

(Bloomberg) — Os níveis de pobreza na Argentina aumentaram ligeiramente no segundo semestre de 2023, à medida que a inflação crescente prejudicava o poder de compra das famílias, mesmo antes de a terapia de choque do presidente Javier Milei começar a ter efeito.

Cerca de 41,7% dos argentinos viviam na pobreza no segundo semestre do ano, acima dos 40,1% anteriores, segundo dados do governo publicados na última quarta-feira (27). Isso é um pouco abaixo do pico de 42% observado durante a pandemia e é um patamar que tende a continuar aumentando à medida que Milei corta os gastos do governo, em grande parte com medidas de austeridade brutais.

A inflação anual, que ultrapassou os 276%, impulsionou a taxa de pobreza do país, que é calculada com base no custo de uma cesta de bens domésticos e dos salários médios.

Em Dezembro de 2023, o custo desses bens básicos já tinha ultrapassado os rendimentos, de acordo com a consultora Empiria, sediada em Buenos Aires. Os contracheques caíram 11% em termos reais em dezembro em relação a novembro, a maior perda de renda mensal desde que o governo começou a acompanhar o indicador, há 29 anos.

Desde que assumiu o cargo, em 10 de dezembro, Milei desvalorizou a moeda em 54%, cortou as taxas de juros e permitiu que os gastos públicos fossem ficassem abaixo da inflação. Ao estilo “motosserra”, também suspendeu praticamente todas as obras públicas, cortou o financiamento às províncias e está avaliando os contratos de 70 mil empregos públicos.

É certo que Milei deu prioridade à tentativa de proteger os argentinos pobres de alguns dos sofrimentos da austeridade: dias antes dos dados sobre a pobreza, o governo aprovou novos aumentos de despesas para alguns dos programas de assistência social mais comuns.

A economia da Argentina encolheu 1,9% no quarto trimestre de 2023, com os economistas prevendo uma contração ainda mais acentuada, de 3,5%, em 2024.

©2024 Bloomberg L.P.

The post Antes de Milei, pobreza na argentina já se aproximava dos níveis da pandemia appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress