E.J. Antoni, o economista que o presidente Donald Trump escolheu nesta segunda-feira (11) para liderar o Departamento de Estatísticas do Trabalho (BLS, na sigla em inglês), sugeriu na semana passada suspender o relatório mensal de empregos da agência, conhecido como payroll. Em entrevista à Fox News Digital, ele argumentou que a metodologia subjacente do departamento, bem como sua modelagem econômica e suposições estatísticas são fundamentalmente falhas.
Leia também: Trump escolhe conservador E.J. Antoni para Departamento de Estatísticas de Trabalho
À emissora, Antoni disse que os dados por trás do relatório mensal não são confiáveis e são frequentemente exagerados. “O fato de você ter consistentemente grandes revisões para baixo significa que há outras coisas erradas com seus modelos e metodologias. As suposições estatísticas que podem ter funcionado bem antes da Covid não funcionam mais na economia de hoje e, portanto, precisam ser revisadas”, defendeu na entrevista.
Trump demitiu a ex-comissária da agência, Erika McEntarfer, exatamente após um payroll que trouxe uma grande revisão de dados dos meses de maio e junho, que informou a criação de 258 mil postos de trabalho a menos do que havia sido anunciado antes.
O presidente alegou que os dados foram manipulados para que sua administração parecesse ruim. Antoni disse à Fox News Digital que não acredita que os dados de empregos tenham sido manipulados intencionalmente, mas repetiu que falhas persistentes na metodologia do BLS não tinham sido abordadas.
Leia também: Trump volta a acusar, sem provas, órgão de estatísticas dos EUA de “fraudar” dados
“Como diabos as empresas devem planejar – ou como o Fed deve conduzir a política monetária – quando não sabem quantos empregos estão sendo adicionados ou perdidos em nossa economia? É um problema sério que precisa ser corrigido imediatamente”, disse Antoni na entrevista.
“Até que seja corrigido, o BLS deve suspender a emissão dos relatórios mensais de emprego, mas continuar publicando os dados trimestrais mais precisos, embora menos oportunos”, disse ele há uma semana, acrescentando: “Os principais tomadores de decisão de Wall Street a D.C. confiam nesses números, e a falta de confiança nos dados tem consequências de longo alcance.”
“Nossa economia está crescendo e EJ garantirá que os números divulgados sejam HONESTOS e PRECISOS”, escreveu Trump em um post na rede Truth Social nesta terça-feira (12), ao comentar a nomeação de Antoni. “Eu sei que E.J. Antoni fará um trabalho incrível nesta nova função. Parabéns E.J.!”
The post Antes de ser nomeado, novo chefe de estatísticas dos EUA sugeriu suspender payroll appeared first on InfoMoney.