• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Crescimento econômico sustentável só virá com reforma tributária, diz Padilha
14 de outubro de 2024
Governo prepara medidas de contenção de gastos para apresentar após eleições municipais
14 de outubro de 2024
Published by on 14 de outubro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou, nesta segunda-feira (14), que fará uma auditoria para apurar eventuais falhas na atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em seu trabalho de fiscalização sobre a Enel, concessionária de energia do estado de São Paulo.

De acordo com o ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, o pedido de auditoria foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até o início da tarde desta segunda, mais de 400 mil imóveis da capital paulista e da Grande São Paulo ainda estavam sem luz, como consequência das fortes chuvas que castigaram a cidade e diversos pontos do estado na última sexta-feira (11).

“O presidente [Lula] determinou que a CGU fizesse uma auditoria completa sobre a Aneel, a respeito da concessionária Enel”, afirmou o controlador-geral da União. “Desde o que deveria ter sido adotado no ano passado, e não foi, até o que vai acontecer daqui para frente para que as mesmas falhas não aconteçam”, completou o ministro, em entrevista coletiva.

Além disso, informou Carvalho, o governo federal notificará a prefeitura de São Paulo, ainda nesta segunda-feira, para saber “quais providências foram tomadas” em meio ao apagão e quais as próximas ações planejadas pelo poder público. A Enel também será notificada.

Leia também

Ministro dá 3 dias para Enel resolver apagão e distribui críticas a Nunes e Aneel

Declarações foram dadas durante entrevista coletiva concedida em São Paulo

“Depois de um processo administrativo em que não se verifica mudança de postura da companhia, [a concessão] pode ser [cassada], sim, mas isso é uma decisão que tem de ser tomada dentro de um processo administrativo, com ampla defesa”, ponderou o chefe da CGU.

Ainda segundo Vinicius Carvalho, “parece que está demonstrado” que a Enel “não tem condição de cumprir com a concessão”. Em geral, nesses casos, a CGU costuma recomendar a cassação da concessão.

“Falha, sem dúvida, houve. Precisamos identificar quem falhou e como falhou. Neste primeiro momento, a ideia é fazer a fiscalização em São Paulo, mas, se identificarmos que há falhas em outras concessionárias de outros estados, irá se estender, sim. Porque o trabalho que a Aneel faz é padrão em outros municípios”, alertou Carvalho.

AGU avalia ação contra Enel

Além da auditoria da CGU sobre a Aneel, a Advocacia-Geral da União (AGU), por sua vez, estuda entrar com uma ação judicial por danos morais coletivos contra a Enel, por causa dos enormes prejuízos sofridos pela população em decorrência da falta de luz nos últimos três dias.

O anúncio foi feito pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, após a reunião no Planalto.

“Estamos, como Advocacia-Geral da União, avaliando, diante da prática reiterada da Enel, a promoção de uma ação por dano moral coletivo em razão de práticas de infrações contratuais por parte dessa concessionária de energia elétrica”, afirmou o chefe da AGU.

“Em relação a todo dano que a população teve, falta de resposta e de ressarcimento dos bens, além da multa que será eventualmente aplicada.”

Caos em SP

A falta de energia aconteceu depois de um forte temporal atingir a Grande São Paulo na noite de sexta-feira, com ventos de mais de 100 km/h, o que provocou alagamentos e destruição por toda a cidade. Na ocasião, mais de 2,1 milhões de usuários ficaram sem energia elétrica.

Por meio de nota, a Enel reiterou que segue trabalhando dia e noite para restabelecer o serviço para todos. “Desde a noite de sexta-feira, quando chuvas acompanhadas de ventos de mais de 100 km/h atingiram a área de concessão, a companhia acionou imediatamente seu plano emergencial. Até às 8h de domingo, cerca de 1,2 milhão de clientes tiveram o serviço restabelecido. Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede.”

The post Apagão em SP: CGU anuncia auditoria para apurar falhas em fiscalização da Aneel appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress