A falta de energia na Grande São Paulo pode ter gerado um prejuízo de até R$ 77,5 milhões para o comércio, estima o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP). A projeção é baseada no volume movimentado diariamente na cidade de São Paulo e entorno.
Desde a última quarta-feira, 10, fortes ventos associados a um ciclone extratropical atingiram a capital e municípios da Região Metropolitana. A falta de energia afetou diretamente mais de 2,2 milhões de pessoas, segundo a ACSP.
Os problemas no fornecimento não são isolados. Ao longo de 2025, episódios de chuvas intensas deixaram dezenas de milhares de imóveis sem energia em diferentes momentos em janeiro, fevereiro e março
Para o economista Ulisses Ruiz de Gamboa, da ACSP, os prejuízos são difíceis de medir, uma vez que os efeitos do ciclone não foram homogêneos na capital e várias regiões ainda não tiveram a energia totalmente estabelecida. “O impacto ocorre principalmente pela redução das compras imediatas e das aquisições por impulso”, afirma.
Para justificar a interrupção no fornecimento de energia, a empresa afirma que “o evento climático causou danos severos à infraestrutura elétrica da Enel”
De acordo com a última atualização da Enel, 754 mil imóveis ainda estão sem eletricidade.
The post Apagão em SP pode ter causado prejuízo de até R$ 77,5 milhões ao comércio, diz ACSP appeared first on InfoMoney.