• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Construção Civil pede juro baixo ao governo Lula
2 de novembro de 2022
PRF pede apoio da Força Nacional para desbloquear estradas
2 de novembro de 2022
Published by on 2 de novembro de 2022
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou na tarde desta terça-feira (1) o primeiro balanço dos efeitos do bloqueio de estradas no país, feito por bolsonaristas que não aceitam o resultado do segundo turno das eleições presidenciais.

De acordo com o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, os maiores pontos de atenção estão em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

O dirigente afirma que o maior problema localizado é no setor de hortifruti, carnes e derivados de leite, que são produtos mais perecíveis e requerem estoques menores e reposições mais rápidas. Nesses itens, Milan diz que 70% das lojas nessas regiões estão com os estoques comprometidos.

“Normalmente, sábado e domingo são os dois maiores dias de consumo. Com isso, a segunda e a terça-feira são os dias em que o mercado repõe estoque e gôndolas. O problema acaba sendo maior pelos bloqueios afetarem esses dias”, analisa o dirigente da Abras.

Márcio Milan reforça que, apesar de muitas lojas ainda não enfrentarem problemas no momento, o atraso causado na cadeia logística até o momento poderá gerar um efeito negativo a esses supermercados. “O verdadeiro reflexo será visto mais adiante. Mesmo que a situação seja normalizada, são necessários de dois a três dias para uma normalização”.

Leia também

Protestos2º dia de bloqueios em estradas registra ocorrências em 20 estadosHá 213 pontos de bloqueio ou interdição em estradas no momento e 392 manifestações já foram desmobilizadas, segundo PRF
Vias obstruídasBloqueios não encontram apoio no PIB, mas ligam sinal de alerta na economiaBolsonaro discursa para desmobilizar bloqueios, enquanto de classe se posicionam contra manifestações; especialista vê falta de liderança como entrave

À Reuters, o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) informou que “registra atraso pontual no recebimento e expedição de algumas mercadorias, ainda sem impacto significativo”.

Já o concorrente Carrefour Brasil (CRFB3), dono da marca Atacadão, disse que busca alternativas para lidar com a possível continuidade das paralisações, visto que ainda tem conseguido se abastecer com estoques.

Movimento maior nos supermercados

O dirigente da Abras aponta ainda que foi registrado um movimento maior de consumidores nesta terça-feira. Na avaliação de Milan, as pessoas podem estar se antecipando a uma paralisação maior.

Apesar disso, ele não prevê aumento de preços dos itens neste momento. “Sem impacto [nos preços], pois os produtos já estão negociados e não há risco de alteração dos preços em função disso. Esses itens já estão a caminho”, explica.

Por fim, o vice-presidente da Abras diz que não há necessidade de se limitar a venda de produtos. A única orientação é que os mercados atuem rapidamente para não deixar as gôndolas vazias.

Bloqueios nesta terça

Por volta de 20h30 desta terça-feira, existiam 190 pontos de bloqueio ou interdição em estradas brasileiras, segundo a corporação. A PRF diz que esse número chegou a 421 na madrugada e que 419 manifestações já foram desmobilizadas até o momento.

Há interdições e bloqueios em rodovias federais de 19 estados, segundo a PRF (as exceções são Amapá, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão Paraíba, Rio Grande do Norte,  e Sergipe). Os estados com mais problemas são Santa Catarina (36 bloqueios), Mato Grosso (26), Pará (21) e Paraná (9 interdições e 7 bloqueios).

*Com Reuters

The post Após bloqueios, supermercados apontam problemas de reposição de hortifruti e carnes em 7 estados e no DF appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress