• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
UE ainda pretende chegar a acordo em negociações comerciais “complexas” com os EUA, diz von der Leyen
17 de junho de 2025
Fed anuncia reunião para discutir flexibilização das regras de alavancagem bancária
17 de junho de 2025
Published by on 17 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Santander espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) na decisão desta quarta-feira (18). Assim, se confirmada a projeção, a taxa sairá de 14,75% ao ano para 15%.

Após esta reunião, a instituição projeta que o Banco Central (BC) mantenha os juros estáveis por um período prolongado.

VEJA TAMBÉM: A Super Quarta acontece amanhã: qual será a decisão de Gabriel Galípolo? Confira a cobertura completa do Copom com análises exclusivas

“Embora esperemos que a decisão de julho continue dependendo dos dados, a mudança no horizonte relevante para o primeiro trimestre de 2027 e o Relatório de Política Monetária que será publicado em 26 de junho abrem espaço para defender a manutenção da taxa nesta reunião”, diz Marco Antonio Caruso, chefe de política monetária do banco.

O economista explica que os indicadores de atividade “robustos” — especialmente no mercado de trabalho — e as expectativas de inflação acima da meta reforçam as preocupações quanto à efetividade da política monetária atual.

Falas hawkish moldam projeção para a Selic

As falas recentes da diretoria da autarquia reacenderam o viés de alta da Selic. Segundo Caruso, a intenção foi influenciar os preços dos ativos no mercado — algo improvável se a decisão por pausa já estivesse tomada.

“Isso sugere uma tentativa de manter opções em aberto e um certo alinhamento entre as projeções de mercado e os modelos internos”, afirma.

A mudança também reflete uma potencial reavaliação do hiato do produto, que o BC estima como menor do que o consenso de mercado.

Com o Produto Interno Bruto (PIB) crescendo próximo ao potencial e as expectativas de inflação ainda acima da meta de 3%, a ambiguidade na comunicação tende a ser interpretada como uma postura hawkish (agressiva), mesmo que as ações efetivas da política monetária ainda sejam modestas.

“Acreditamos que a sinalização recalibrada do Copom reflete um movimento tático para evitar distorções na curva de juros — e não, nas palavras do diretor Gabriel Galípolo, uma guinada abrupta na política monetária”, diz.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress