A campanha russa na Ucrânia sofreu um duro golpe nesta quarta-feira (9) após o ministro da defesa russo, Sergei Shoigu, ordenar que suas tropas deixem a cidade de Kherson, a única capitão regional ucraniana formalmente ocupada por Moscou desde o início da guerra, em fevereiro.
O jornalista Luke Harding, correspondente estrangeiro do The Guardian, postou em sua conta no Twitter um vídeo no qual Shoigu afirma: “A vida e a saúde de nossas tropas sempre têm prioridade. Leve em consideração a ameaça à população civil e respeite os desejos daqueles que desejam sair. E garanta a transferência de equipamentos militares por todo o Dnipro.”
Há poucas semanas, o presidente russo, Vladimir Putin havia anunciado a anexação “para sempre” da região de Kherson, juntamente com três outras províncias, após um plebiscito com a população local que recebeu muitas críticas dos países do Ocidente.
Desde setembro, tropas ucranianas têm ampliado os ataques para recuperar a cidade, o que obrigou a Rússia a retirar parte da população. Mais cedo nesta quarta-feira, imagens na internet mostraram que a ponte principal em uma estrada que sai de Kherson havia sido explodida, embora não fosse possível saber a autoria.
O vão da ponte Darivka, na principal rodovia a leste da cidade do sul da Ucrânia, desabou completamente nas águas do rio Inhulets, um afluente do rio Dnipro, que corta o país. Segundo a Reuters, os ucranianos que postaram as fotos especularam que ele havia sido explodido por tropas russas em preparação para uma retirada. Mas um analista militar ucraniano disse que a construção poderia ter sido atacada por sabotadores para isolar as forças russas de ambos os lados e “cortar o unidade de combate pela metade”.
(Com agências)
The post Após ofensiva ucraniana, ministro russo ordena que tropas deixem a cidade de Kherson appeared first on InfoMoney.