• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Arrecadação federal atinge R$ 226,8 bi em novembro e soma R$ 2,59 tri no ano
22 de dezembro de 2025
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
22 de dezembro de 2025
Published by on 22 de dezembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Tic-tac tic-tac tic-tac… o tempo está passando e em breve a janela para o lançamento do primeiro foguete comercial brasileiro vai fechar. Batizado de Hanbit-Nano, o veículo espacial está programado para alçar voo às 15h45 desta segunda-feira (22) — a última oportunidade neste ano depois de 4 adiamentos por problemas técnicos.

De acordo com os engenheiros responsáveis, o período ideal para o lançamento vai de 16 a 22 de dezembro. Caso a decolagem não ocorra hoje, a próxima oportunidade só deve surgir em 2026, com a abertura de uma nova janela orbital.

A missão faz parte da Operação Spaceward e foi desenvolvida pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a empresa sul-coreana Innospace. O lançamento é considerado um marco para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e mobiliza cerca de 400 profissionais, entre militares e civis brasileiros, além de técnicos sul-coreanos.

Segundo a FAB, a operação representa um avanço inédito e estratégico para o Programa Espacial Brasileiro, ao colocar o país no radar do mercado global de lançamentos comerciais.

Hanbit-Nano, primeiro foguete comercial brasileiro – Agência Brasil

SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor; veja aqui. 

Uma sequência de adiamentos

O lançamento do HANBIT-Nano já passou por uma série de reprogramações. A data inicial era 21 de novembro, mas a missão foi adiada na véspera para ajustes adicionais no veículo e uma avaliação mais detalhada do desempenho esperado em voo.

A nova tentativa foi marcada para 17 de dezembro, quando um novo problema interrompeu a operação. Durante a inspeção final, os técnicos identificaram uma anomalia no dispositivo de resfriamento do sistema de fornecimento de oxidante do primeiro estágio, o que levou ao cancelamento da decolagem.

Após a substituição dos componentes afetados, o lançamento foi remarcado para sexta-feira (19). No entanto, os contratempos continuaram. O horário inicial, às 15h34, foi adiado para 17h por causa do tempo nublado em Alcântara. Mais tarde, uma nova mudança empurrou a tentativa para 21h, após a identificação de um problema no fornecimento de energia elétrica em solo no local de lançamento.

Mesmo assim, a contagem regressiva não avançou, e a missão acabou sendo adiada mais uma vez, desta vez para esta segunda-feira (22).

O foguete brasileiro

O HANBIT-Nano LiMER é um foguete de dois estágios, projetado para lançar nanossatélites em órbitas baixas. Apesar do porte compacto, o veículo faz parte de um segmento em rápida expansão no setor espacial, formado por lançadores menores, mais baratos e voltados ao mercado de satélites de baixa massa.

Na missão, o foguete transportará cinco satélites e três experimentos tecnológicos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.

Entre as cargas está o Jussara-K, um nanossatélite desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em parceria com startups e instituições locais. O equipamento conta com sensores para monitoramento ambiental em áreas remotas e será responsável pela comunicação com estações terrestres distribuídas na região de Alcântara.

Imagem: FAB

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress