• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Trump anuncia acordo comercial histórico com Suíça e Liechtenstein
14 de novembro de 2025
Exportação do agronegócio do Brasil teve receita recorde para outubro
14 de novembro de 2025
Published by on 14 de novembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O número de empresas advertidas por abusos na oferta e contratação de crédito consignado público e privado aumentou três vezes em outubro, em relação ao mês anterior. Foram 12 empresas advertidas, contra quatro registradas em setembro. O assédio comercial e as fraudes estão na mira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), que desde 2020 já aplicou 1.051 advertências, 810 suspensões temporárias e 113 definitivas.

Segundo a Febraban, as punições são uma somatória de medidas administrativas aplicadas desde que a autorregulação foi implementada, em 2020.

Para isso, há o monitoramento mensal dos correspondentes bancários autorizados a atuar na concessão de consignados, seja por meio de reclamações feitas em canais de bancos, órgãos de proteção ao consumidor e ações judiciais, ou por meio de auditorias independentes anuais.

As infrações às regras podem acarretar às instituições financeiras multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão. Os valores arrecadados são destinados a projetos de educação financeira, segundo a Febraban.

Leia também: Consignado CLT quase triplica em 7 meses, e juro médio chega perto de 60% ao anoCrédito: FebrabanCrédito: Febraban

Além das empresas, a prática dos agentes de crédito também está sob vigilância. Eles são avaliados por meio de um sistema de pontuação, sendo 20 a pontuação máxima. 

As instituições financeiras e os agentes estão proibidos de conceder crédito sem autorização do cliente, e estão sob vigilância em relação à oferta inadequada e invasiva, falta de clareza sobre juros e condições do empréstimo, juros abusivos, entre outros.

A concessão de crédito consignado para o setor privado aumentou 46% nos últimos 12 meses, de setembro de 2024 a setembro de 2025, enquanto o crédito consignado para servidores públicos teve incremento de 4,9% e, para beneficiários do INSS, o aumento havia sido de 3,5%.

A média de juros anuais ficou em 58% para trabalhadores do setor privado, 24,4% para os servidores públicos e 24% para beneficiários do INSS.

O risco das práticas abusivas é aumentar o endividamento da população, já que o empréstimo consignado tem desconto em folha, ou seja, o pagamento é debitado direto no salário ou na concessão do benefício.

The post ‘Assédio’ do consignado: 12 empresas são advertidas por abuso, aponta Febraban appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: veja quando o governo paga os incentivos do ensino médio


Read more
4 de fevereiro de 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia acesso ao gás de cozinha


Read more
4 de fevereiro de 2026

Por que o mercado projeta inflação abaixo de 4% em 2026? Veja 4 alívios e 4 alertas


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress