• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Moraes determina desbloqueio de rodovias federais; maioria do STF referenda decisão
1 de novembro de 2022
PMI industrial do Reino Unido cai a 46,2 em outubro, mais baixo em 29 meses
1 de novembro de 2022
Published by on 1 de novembro de 2022
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu nesta terça-feira (1) elevar sua taxa básica de juros em 25 pontos base, para 2,85%. Embora tenha sido o sétimo aumento seguido praticado pela autoridade monetária, a decisão foi considerada moderada, uma vez que manteve o ritmo menor iniciado em outubro, quando o RBA também subiu o juro em 0,25% – interrompendo uma sequência de alta de 50 pontos base que permaneceu por quatro reuniões.

Em seu comunicado, o Banco Central australiano comentou que, assim como na maioria dos países, a inflação na Austrália está muito alta. Até setembro, a taxa anualizada de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de 7,3%, a mais alta em mais de três décadas.

Segundo o RBA, fatores globais explicam grande parte dessa taxa, mas a forte demanda doméstica em relação à capacidade da economia de atender a essa demanda também está desempenhando um papel. “Retornar a inflação à meta exige um equilíbrio mais sustentável entre demanda e oferta”, afirmou a nota.

O Banco Central espera um novo aumento da inflação nos próximos meses, com a taxa chegando um pico de cerca de 8% no final ano. Para o ano que vem, a estimativa é que a inflação diminua devido à resolução dos problemas globais do lado da oferta, às quedas recentes nos preços de algumas commodities e ao crescimento mais lento da demanda.

A previsão central do Banco é que a inflação do CPI fique em torno de 4,75% em 2023 e um pouco acima de 3% em 2024. A previsão central para o crescimento do PIB foi revisada um pouco para baixo, com um crescimento de cerca de 3% previsto para este ano e 1,5% em 2023 e 2024.

O mercado de trabalho continua muito apertado, com muitas empresas tendo dificuldade em contratar trabalhadores. A taxa de desemprego ficou estável em 3,5% em setembro, perto do nível mais baixo em quase 50 anos. A previsão é que a taxa de desemprego permaneça em torno de seu nível atual nos próximos meses, mas aumente gradualmente para um pouco acima de 4% em 2024, à medida que o crescimento econômico desacelere.

The post Banco Central da Austrália eleva os juros em 0,25%, sétima alta seguida appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress