• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Investimento estrangeiro direto na China cresce 6,3% em 2022
18 de janeiro de 2023
Centrais sindicais se encontram com Lula para ampliar salário mínimo: Veja o que movimenta a quarta-feira (18)
18 de janeiro de 2023
Published by on 18 de janeiro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Banco do Japão (BoJ) manteve inalteradas nesta quarta-feira (18) as principais referências que balizam a política monetária no país. O banco central japonês deixou a taxa de curto prazo para depósitos em -0,1% e a meta do rendimento do título público local (JGB) de 10 anos em cerca de zero. A autoridade monetária ainda reiterou que pretende manter a faixa de variação do juro no intervalo de -0,50% a +0,50%, patamar definido em dezembro.

Após o anúncio da decisão, a Bolsa de Tóquio ampliou a alta para 2,40% e o dólar acelerou os ganhos, para próximo dos 131 ienes, no início da madrugada desta quarta (pelo horário de Brasília).

O presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, disse não estar considerando ampliar ainda mais a faixa de variação do JGB de 10 anos. Kuroda fez o comentário em coletiva de imprensa que se seguiu à decisão do BoJ de deixar sua política monetária inalterada.

• Lucrar e proteger o patrimônio ao mesmo tempo? Saiba como no Onde Investir 2023, evento online e gratuito do InfoMoney com os maiores especialistas do mercado. Inscreva-se agora!

Em dezembro, o BoJ inesperadamente alargou a faixa de oscilação do rendimento do JGB de 10 anos, para -0,50% a 0,50%, gerando especulação de que o BC japonês estaria preparando o terreno para começar a apertar sua política monetária em meio a pressões inflacionárias. O intervalo anterior era de -0,25% a 0,25%. Nos últimos dias, o JGB chegou a ultrapassar o teto de 0,50%, levando o BoJ a intensificar compras dos bônus do governo em leilões.

Para Kuroda, os recentes aumentos nas compras “não são problemáticos”. Segundo ele, o mercado vai precisar de mais tempo para se ajustar à faixa de variação estabelecida há cerca de um mês. Kuroda disse esperar, no entanto, que o funcionamento do mercado volte a melhorar em breve.

“Nesse sentido, (a política) de controle da curva de juros é suficientemente sustentável”, afirmou. Também na coletiva, Kuroda disse que o BoJ ainda não conseguiu cumprir sua meta de inflação de 2% de forma sustentável e alegou que a economia japonesa requer firme apoio da política monetária.

(Com informações da Dow Jones Newswires)

The post Banco do Japão resiste a pressões e decide manter as taxas de juros inalteradas appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Nobel de Economia dá receita para a América Latina crescer; veja o que ele propõe


Read more
4 de fevereiro de 2026

ADP: EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro e decepcionam projeções


Read more
4 de fevereiro de 2026

PMI: Setor de serviço do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress