• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem para 236 mil, abaixo do esperado
26 de junho de 2025
Crescimento das listagens de imóveis nos EUA desacelera com hesitação dos vendedores
26 de junho de 2025
Published by on 26 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Banco Mundial defendeu, em relatório publicado nesta quinta-feira (26), que o Brasil precisa de um ajuste fiscal estrutural de cerca de 3% do PIB para garantir a sustentabilidade das contas públicas no médio e longo prazo. O estudo reconhece avanços recentes, mas alerta para o crescimento das despesas obrigatórias e a perda de espaço para investimentos, recomendando reformas para controlar o gasto público e melhorar a eficiência tributária.

Segundo o relatório, as despesas obrigatórias, como Previdência, pessoal e benefícios sociais, continuam crescendo, reduzindo a margem para investimentos e políticas públicas essenciais. O aumento da rigidez orçamentária compromete a capacidade do Estado de responder a crises e promover crescimento sustentável. O Banco Mundial alerta que, sem reformas, os riscos fiscais podem se intensificar, mesmo com o novo arcabouço fiscal em vigor.

Leia também

Haddad cogita taxar dividendos ou cortar programas sociais após derrota do IOF

Ministro disse à Folha que governo avalia novas fontes de receita ou redução em saúde, educação e habitação para compensar perda de arrecadação

IOF: como fica o imposto após o Congresso derrubar o decreto do governo?

Decreto do governo deixa de valer, e alíquotas antigas voltam a ser aplicáveis, mas plataformas ainda precisam ajustar sistemas; governo perde arrecadação estimada em R$ 10 bilhões

O organismo internacional propõe um pacote de medidas para alcançar um ajuste de 3% do PIB, com foco principal no controle de despesas, revisão de subsídios e maior progressividade na arrecadação. O Banco Mundial destaca a importância de ampliar o espaço para investimentos públicos de qualidade, especialmente em infraestrutura, como forma de impulsionar o crescimento de longo prazo.

A recomendação do Banco Mundial ecoa o atual debate sobre a tentativa do governo de ampliar a arrecadação via aumento do IOF, medida que foi revogada pelo Congresso na última quarta-feira (25). A reação negativa à proposta expôs as dificuldades políticas para implementar aumentos de carga tributária sem um debate mais amplo e estruturado. O relatório sugere que ajustes devem priorizar maior eficiência e equidade, em vez de elevações pontuais de impostos.

Avanços reconhecidos, mas insuficientes

O relatório reconhece a criação do arcabouço fiscal como um passo importante, bem como o aumento da transparência orçamentária. No entanto, alerta que essas medidas, isoladamente, não resolvem o problema estrutural. Sem um compromisso mais firme com a contenção de gastos e revisão de isenções fiscais, que hoje somam mais de 4% do PIB, o país continuará vulnerável a choques econômicos e à deterioração da confiança dos investidores.

Para o Banco Mundial, o sucesso do ajuste fiscal dependerá da construção de consenso político e da capacidade do governo de implementar medidas que reduzam desigualdades e promovam justiça tributária. O estudo cita como exemplo positivo reformas que combinem controle de gastos com manutenção de programas sociais eficazes e ampliação da base tributária.

The post Banco Mundial diz que Brasil precisa fazer ajuste fiscal de 3% do PIB appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress