• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Contra golpes, população precisa de educação financeira e cibernética, afirma ‘pai do Pix’
18 de novembro de 2022
Gasoduto russo Nord Stream foi alvo de sabotagem, aponta Suécia
18 de novembro de 2022
Published by on 18 de novembro de 2022
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Banco Central anunciou nesta sexta-feira (18) o adiamento do prazo para entrada em vigor de novas regras prudenciais e de exigência de capital para instituições de pagamento para 1º de julho de 2023, ante previsão anterior de início da vigência em janeiro.

“O desenvolvimento e os ajustes necessários em sistemas de gestão e geração de informações prudenciais pelas instituições reguladas demandarão maior prazo de adaptação que o inicialmente indicado pelo regulado”, disse em nota.

O anúncio de mudanças nas regras de exigência tinha sido feito em março deste ano. As exigências serão proporcionais, de acordo com porte e complexidade da instituição de pagamento.

Na prática, regras que já eram seguidas pelos “bancões” terão de ser seguidas também por algumas fintechs, com a autoridade monetária passando a exigir mais capital de instituições de pagamento maiores.

A definição de regras mais rígidas para instituições de pagamento era um pedido dos bancos tradicionais. As instituições financeiras alegavam que algumas fintechs já haviam se equiparado em tamanho e relevância em relação aos “bancões”.

O BC dividiu instituições financeiras e de pagamentos em três tipos de conglomerados prudenciais: i) os liderados por instituições financeiras (grandes bancos); iii) os liderados por instituição de pagamento e não integrado à instituição financeira; iii) e os conglomerados liderados por instituição de pagamento e integrados à instituição financeira.

Sendo assim, o BC vai passar a fazer exigência de capital para fintechs no intuito de cobrir perdas inesperadas, como já ocorre com os bancos grandes. “As novas regras adequam o requerimento de capital mínimo conforme os riscos intrínsecos de cada tipo de atividade”, afirmou o BC em março.

Conheça as estratégias usadas pelos maiores investidores do mundo. Cadastre-se e aumente seus ganhos na Bolsa de Valores.

The post BC adia entrada em vigor de nova regra de exigência de capital para instituições de pagamento appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação do Carnaval sobe acima do IPCA e preços ficam 80% mais caros em 10 anos


Read more
4 de fevereiro de 2026

ONS calcula custo operacional de até R$4.870/MWh nesta quarta-feira com alta de temperaturas


Read more
4 de fevereiro de 2026

Despesa com funcionários públicos atinge maior valor em 4 anos


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress