O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) informou nesta segunda-feira (23) que executou a cobrança de fianças bancárias de uma dívida da Americanas (AMER3) junto ao banco de fomento. As cobranças ocorrem sobre dois financiamentos que a varejista ainda tinha em aberto com a instituição financeira.
O BNDES apontou que as dívidas se referem aos contratos 18.2.0148.1/2018 e 18.2.0080.1/2018. Segundo o site oficial do banco, essas operações totalizaram R$ 2,4 bilhões. No entanto, o valor desembolsado pelo banco de fomento está sinalizado em R$ 1,2 bilhão – o que, em tese, seria o valor de exposição efetivo do BNDES junto à Americanas.
Agora, de acordo com o BNDES, após o pagamento das fianças, o banco estatal não terá mais exposição à Americanas. “Destaca-se ainda que esse procedimento é dirigido aos fiadores bancários, não atingindo o caixa das Americanas S.A.”, acrescentou, em nota. O BNDES não informou quais foram os fiadores bancários.
O InfoMoney procurou o BNDES e a Americanas para buscar mais esclarecimentos sobre a cobrança, mas ainda não obteve resposta.
O site do BNDES aponta que as duas operações, uma focada em projetos de varejo digital e outro em investimento em expansão da operação, utilizaram recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), além de recursos livres do próprio banco.
The post BNDES executa fianças bancárias da Americanas (AMER3) appeared first on InfoMoney.