O Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) do Banco da Inglaterra (BoE) decidiu elevar sua taxa bancária em 25 pontos-base, para 4,25%, dentro das previsões do mercado. Foi a 11ª alta consecutiva.
Mais uma vez, a decisão não foi unânime, pois dois membros do colegiado votaram por manter a taxa em 4,0%.
A decisão aconteceu no dia seguinte ao anúncio de uma inesperada reaceleração do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do país. O indicador subiu 1,1% em fevereiro em relação a janeiro e 10,4% em 12 meses até fevereiro segundo o ONS, o escritório oficial de estatísticas.
O MPC reconhece que haverá ocasiões em que a inflação sairá da meta como resultado de choques e distúrbios. Mas diz que a política monetária garantirá que, à medida que o ajuste a esses choques continue, a inflação medida pelo CPI retorne à meta de 2% de forma sustentável no médio prazo.
“A política monetária também está atuando para garantir que as expectativas de inflação de longo prazo estejam ancoradas na meta de 2%.”
Para os diretores do BoE, A inflação de serviços tem estado em linha com as expectativas. Mas o mercado de trabalho permaneceu apertado e as trajetórias de curto prazo do PIB e do emprego provavelmente serão um pouco mais fortes do que o esperado anteriormente.
“Embora o crescimento dos salários nominais tenha sido mais fraco do que o esperado, as pressões de custos e preços permaneceram elevadas”, diz o comunicado do MPC.
Sobre o atual estresse no mercado financeiro, o BoE comentou que os custos de financiamento bancário aumentaram no Reino Unido e em outras economias avançadas. “O MPC continuará a acompanhar de perto quaisquer efeitos nas condições de crédito enfrentadas pelas famílias e empresas e, consequentemente, o impacto nas perspectivas macroeconómicas e de inflação.”
The post BoE decide elevar a taxa de juros em 25 pontos-base, para 4,25%, dentro do esperado appeared first on InfoMoney.