Consultoria Empresarial
+ 10 Anos de Experiência
Contabilidade Fiscal
Contabilidade Tributária
Consultoria Empresarial
Consultoria Tributária
Serviços de Contabilidade
Assessoria e Planejamento Tributário

Brasil entra em período de 28 dias decisivo para se autodeclarar livre de gripe aviária

O Brasil entra nesta quinta-feira (22) em um período decisivo de 28 dias para se autodeclarar livre de gripe aviária, após um trabalho de desinfecção da granja, onde um primeiro caso em criação comercial no país foi detectado na semana passada.

O processo de limpeza e desinfecção dos galpões, máquinas e outras estruturas e equipamentos da granja em Montenegro (RS), que envolve escritório, almoxarifado, vestiários, lavanderia, foi finalizado na noite desta quarta-feira (21), de acordo com nota do governo gaúcho.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, havia citado, na semana passada, que após um período de 28 dias, se nenhum outro caso em granja comercial for registrado, o Brasil poderia se declarar livre da doença, aguardando posicionamento de importadores.

VEJA TAMBÉM: Confira tudo o que está movimentando o agronegócio brasileiro com a cobertura especial do Agro Times; cadastre-se aqui

“Passados os 28 dias, se a partir daí não tiver nenhum novo caso, o Brasil pode se autodeclarar livre da doença e muito provavelmente ficar só dependendo de importadores (suspendendo embargos)”, disse o analista do departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil, Wagner Yanaguizawa, à Reuters.

Mais de 30 destinos comerciais já impuseram algum tipo de suspensão temporária a importações de carne de frango vindas do Brasil após a confirmação de um foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul.

As restrições colocadas ao Brasil, maior exportador global de carne de frango, podem ser nacionais ou localizadas, apenas para a carne de frango do Estado gaúcho ou do município de Montenegro, foco da gripe aviária em granja comercial.

Segundo Yanaguizawa, a partir da autodeclaração de livre de gripe aviária, muito provavelmente os fluxos de exportação poderão voltar ao normal.

O Ministério da Agricultura ainda apura 11 casos suspeitos de gripe aviária, sendo apenas dois em granja comercial, em Tocantins e em Santa Catarina, que podem resultar em embargos de importadores.

A maioria dos casos investigados são em galinhas de subsistência e dois em aves silvestres, que geralmente não resultam em proibições comerciais.

O Estado do Tocantins descartou a ocorrência de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial local, citando resultados preliminares de testes. Mas o caso ainda aparece sob investigação pelo sistema do ministério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso trabalho é fazer o melhor por você e sua empresa

Entre em contato conosco!

Ligue hoje para

Entre em contato conosco!

Estamos a sua disposição para sanar dúvidas ou perguntas.

    Agende um horário para alavancar sua empresa.

    A melhor hora é agora.