• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Moody’s alerta para cautela na concessão de crédito em 2025 diante de juros altos e endividamento elevado
10 de junho de 2025
Aneel aprova recálculo de indenização a transmissoras, com redução de R$5,6 bi em custos
10 de junho de 2025
Published by on 10 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A vice-presidente e analista sênior da Moody’s e responsável pela classificação de risco soberano do Brasil, Samar Maziad, afirmou nesta terça-feira (10), durante evento em São Paulo, que o perfil de crédito do país é sustentado por quatro pilares:

Força econômica;
Força das instituições e da governança;
Força fiscal;
Suscetibilidade a riscos de eventos.

Segundo Maziad, o Brasil mantém uma vulnerabilidade externa limitada, o que o coloca em posição favorável no cenário internacional.

“O país está relativamente bem posicionado entre os mercados emergentes para resistir a choques externos e atrair investimentos em setores estratégicos”, afirmou.

Para a Moody’s, essa combinação de fatores — somada à resiliência institucional e ao potencial de crescimento — reforça a atratividade do Brasil como destino de capital.

VEJA MAIS: Com Super Quarta chegando, conteúdo gratuito revela o que fazer com seus investimentos após decisões de juros no Brasil e nos EUA

Nota de crédito do Brasil

Samar Maziad também afirmou que considera que a agência não estava errada quando elevou, em outubro do ano passado, a nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1 — um nível abaixo do grau de investimento —, com perspectiva positiva.

“Vimos tentativa de ajuste fiscal em novembro com pacote de contenção de despesas anunciado pelo Governo, que não conseguiu ancorar as expectativas”, disse.

Segundo ela, o país depende de reformas estruturais para impulsionar a credibilidade fiscal. Esse, inclusive, foi um dos fatores que levaram a agência a rebaixar, no fim de maio, a perspectiva da nota do Brasil de positiva para estável.

“A perspectiva mudou porque o ajuste fiscal levará mais tempo. O país deve continuar perseguindo as metas fiscais, mas o ganho de credibilidade será mais demorado”, explicou.

Ela destacou que essa confiança adicional depende da aprovação de novas reformas, principalmente na área de gastos públicos. Além disso, acrescentou que os juros mais altos também alteraram a dinâmica.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: veja quando o governo paga os incentivos do ensino médio


Read more
4 de fevereiro de 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia acesso ao gás de cozinha


Read more
4 de fevereiro de 2026

Por que o mercado projeta inflação abaixo de 4% em 2026? Veja 4 alívios e 4 alertas


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress