• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Trump cita prazo de ‘2 a 3 semanas’ para tarifas e fala em possível acordo com China
24 de abril de 2025
Taxa de hipoteca de 30 anos apresenta leve queda
24 de abril de 2025
Published by on 24 de abril de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A cada dia que passa, o mercado segue mais apreensivo e com expectativas para que Estados Unidos e China entrem em um acordo — ou que pelo menos a incerteza sob as bolsas globais com essa guerra comercial diminua. Em meio a isso, o BTG Pactual reavaliou as suas projeções para o Brasil em 2025 e 2026.

Mesmo com sinais fracos e indícios de desaceleração da economia, o banco elevou as projeções para o Produto Interno Bruto(PIB) de 1,50% para 1,70% neste ano. Segundo o time de macroeconomia, comandado por Mansueto Almeida, a expectativa mais alta é por conta do forte estímulo creditício com o início das operações do novo crédito consignado ao setor privado, que deve gerar um impulso total de 1,1% do PIB ao longo de 3 anos. Desta forma, a expectativa para 2026 também subiu de 1,40% para 1,70%.

VEJA TAMBÉM: O Agro Times vai participar das principais feiras de agronegócio do Brasil – acompanhe gratuitamente a cobertura completa

“Entramos em um período de tempestade perfeita na economia global. Nenhum especialista trabalhava com um cenário tão agressivo da administração Trump, decidindo implementar uma alta tão significativa e disseminada das tarifas de importação nos EUA”, avaliou a equipe.

Mesmo com este cenário bastante incerto e com dados apontando para uma economia mais fraca, o BTG avalia que os dados de mercado de trabalho seguem resilientes, ao mesmo tempo em que a inflação permanece elevada. Desta forma, projetam para a próxima reunião do Copom uma alta de 0,50 ponto percentual e um último ajuste de 0,25 p.p em junho na taxa Selic.

“A incerteza global – em especial no que se refere às tensões comerciais – e a crescente atenção do Comitê aos efeitos defasados da política monetária sugerem que as decisões futuras serão cada vez mais dependentes dos dados”, destaca o banco.

No curto prazo, porém, o maior problema no País não mudou: a necessidade do ajuste fiscal mais duro para colocar a dívida pública brasileira em uma trajetória de queda consistente.

Os números oficiais do governo divulgados recentemente apontam que a dívida pública brasileira cresceria até 2028, atingindo 84,2% do PIB e, em seguida, entraria em uma trajetória de queda.

Segundo o banco, essa projeção oficial do governo federal baseia-se na manutenção da despesa obrigatória constante em proporção do PIB e uma forte redução da despesa discricionária do governo federal de 1,8% do PIB para perto de “zero” em 2029.

E MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê

“Esse cenário é claramente inconsistente, pois implicaria um “shutdown” da máquina pública federal. Ou seja, dadas as regras fiscais em vigor no Brasil e o ritmo esperado de crescimento das despesas obrigatórias, ainda não conseguimos ver uma redução da dívida pública bruta ou líquida até o final dessa década”, apontam.

Desta forma, estimam um déficit primário do governo federal neste e no próximo ano de 0,6% e 0,7% do PIB, mas um déficit nominal acima de 8,5% do PIB nesse mesmo período.

Com relação às expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025 e 2026, os analistas mantiveram em 5,7% e 4,5%, respectivamente.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress