• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
EUA aliviam sanções sobre Venezuela no setor de petróleo após acordo eleitoral
18 de outubro de 2023
STJ impede amortização de ágio da base de cálculo da CSLL
19 de outubro de 2023
Published by on 18 de outubro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) um projeto de lei que dá aval do Brasil à entrada da Bolívia no Mercosul, bloco econômico regional que também Argentina, Paraguai e reúne Uruguai. A Venezuela chegou a fazer parte do grupo, mas está suspensa desde 2016 por descumprir normas democráticas durante o regime Nicolás Maduro.

Foram 323 votos favoráveis à adesão da Bolívia, 98 contrários e uma abstenção, e o texto segue agora para análise do Senado. A base do governo, incluindo os partidos do Centrão, votou em sua maioria de forma favorável à proposta, enquanto a oposição e o partido Novo orientaram seus deputados a rejeitar o projeto. O PL, por sua vez, liberou a bancada para se posicionar como quisesse.

O protocolo de adesão da Bolívia ao Mercosul foi assinado em 2015, mas o país precisa da aprovação de todos os países-membros, por meio de seus respectivos parlamentos. A Comissão de Relações Exteriores da Câmara brasileira havia dado o aval em 2018, mas o processo travou durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Apoio de Lula

Em abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que trabalharia pessoalmente para o Congresso aprovar a adesão. “A nossa integração vai bem além do que um projeto estritamente comercial. O Mercosul não pode estar limitado à barganha do ‘quanto eu te vendo e quanto você vende pra mim’”, afirmou o petista durante cúpula do bloco sul-americano em Puerto Iguazú, na Argentina.

No mesmo evento, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também defendeu a ampliação do Mercosul e citou a Bolívia. “Com base no compromisso inalienável do Brasil com a integração regional, questão reiterada constantemente pelo presidente Lula, daremos continuidade ao processo de aproximação do Mercosul com a América Central e o Caribe, na busca de novas oportunidades de negócios para nossos operadores econômicos”, afirmou o chanceler na ocasião.

 

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Câmara aprova entrada da Bolívia no Mercosul após atuação do governo Lula appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4) na lupa do mercado; o que esperar do Ibovespa hoje (4)


Read more
4 de fevereiro de 2026

Lotofácil 3604 faz um novo milionário; Mega-Sena encalha e prêmio vai a R$ 144 milhões


Read more
4 de fevereiro de 2026

Ações de software despencam; Alphabet divulga resultados; ouro sobe – o que está movendo os mercados


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress