• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Vendas de moradias usadas nos EUA caem 2,2% em julho ante junho
22 de agosto de 2023
Confiança da indústria atinge em agosto melhor nível desde outubro, mostra CNI
22 de agosto de 2023
Published by on 22 de agosto de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (22) que a solução para os problemas do crédito rotativo precisa considerar uma série de pontos para não gerar uma ruptura no mercado de crédito. De acordo com ele, a participação do cartão de crédito no consumo brasileiro é alta na comparação com outros países.

“A gente precisa achar uma solução que entenda que o parcelado sem juros é importante para o consumo brasileiro, não pode ter nenhuma ruptura”, disse ele durante participação em conferência do Santander Brasil, em São Paulo. “Não tenho como dizer qual vai ser a solução, mas acho que a solução vai passar por esses pontos. Não fazer nada pode ser pior.”

Um dos pontos em discussão são eventuais restrições ao parcelamento sem juros, que de acordo com os bancos, é subsidiado pelos juros cobrados no crédito rotativo.

Oferta Exclusiva
CDB 230% do CDI
INVISTA COMO UM EXPERT: aproveite o CDB exclusivo que rende mais que o dobro da poupança com liquidez diária!

Campos Neto afirmou, por outro lado, que a inadimplência acima de 50% no rotativo mostra que “há algo de errado” com essa linha de crédito. Ele ainda disse que é preciso considerar que a inadimplência vista no cartão de crédito nos últimos meses também é fruto da rápida expansão da oferta, puxada majoritariamente por novos players de mercado.

“O negócio de crédito é um negócio de assimetria de informação. Isso fez com que alguns desses entrantes novos da operação de cartões tivessem inadimplência alta com juros altos”, afirmou o presidente do BC.

Campos Neto disse que uma solução desorganizada pode gerar problemas para o consumo no País. Ele citou dados que mostram que os cartões de crédito representam 40% do consumo no Brasil. “Você pode concluir ou pelo menos especular que o cartão de crédito faz uma função além do que deveria”, afirmou ele.

Ainda de acordo com o presidente do BC, o cartão de crédito é 20% do crédito no País, e nesse produto, só um terço das operações têm cobrança de juros, seja no rotativo, seja no parcelado. Com isso, cerca de 15% do crédito no País não tem a incidência de juros, comentou.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Campos Neto defende solução “organizada” para problemas no rotativo do cartão de crédito appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress