• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Campos Neto diz não ter a capacidade para afirmar quando queda de juros vai ocorrer
25 de abril de 2023
Calote da dívida dos EUA desencadearia uma “catástrofe econômica”, diz Yellen
25 de abril de 2023
Published by on 25 de abril de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

BRASÍLIA (Reuters) – O combate à inflação é o maior instrumento social que existe hoje, afirmou nesta terça-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, após defender que o atual nível de juros no país é compatível com o problema inflacionário corrente.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Campos Neto disse que a autarquia faz trabalho técnico com quadro altamente capacitado e busca cumprir seu mandato com o menor custo possível para a sociedade.

“O Banco Central tem horizonte de atuação técnico que difere por muitas vezes do ciclo político, mas que maximiza o resultado para a sociedade no longo prazo”, disse.

Campos Neto ressaltou que a autarquia observa inflação corrente, o hiato do produto e as expectativas de inflação para definir a taxa básica de juros.

O convite para comparecimento do presidente do BC ao Senado para dar explicações sobre o atual patamar da taxa básica de juros no país, inalterado em 13,75% ao ano desde setembro, foi aprovado em março, em meio a ataques do governo à condução da política monetária.

Nos últimos meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma série de críticas ao Banco Central, sob o argumento de que o elevado nível de juros no país contrai excessivamente a atividade econômica e pode resultar em uma crise de crédito. Ele também questionou o sistema de metas para a inflação.

Segundo Campos Neto, as expectativas dos agentes para a inflação são muito importantes e é preciso ter certeza de que elas estão ancoradas. Ele ressaltou que as expectativas estão piorando há 14 semanas.

Campos Neto acrescentou que a situação fiscal do país influencia a atuação do Banco Central ao impactar o canal das expectativas.

The post Campos Neto diz no Senado que combate à inflação é instrumento social e defende nível de juros appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Nobel de Economia dá receita para a América Latina crescer; veja o que ele propõe


Read more
4 de fevereiro de 2026

PMI: Setor de serviço do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios


Read more
4 de fevereiro de 2026

ADP: EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro e decepcionam projeções


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress