• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Aneel recorre contra liminar que obriga transferência de distribuidora para Âmbar
26 de setembro de 2024
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
26 de setembro de 2024
Published by on 26 de setembro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (26) que há um quadro de expansão fiscal em todo o mundo, e não só no Brasil, mas que por aqui o incômodo do mercado reside na percepção de falta de transparência no tema, o que gerou aversão ao risco.

Segundo ele, são essas dúvidas em relação ao cenário fiscal, além das questões do mercado sobre a credibilidade da política monetária no curto prazo, que  podem explicar o aumento da curva longa dos juros no Brasil.

Em entrevista para explicar o Relatório Trimestral de Inflação divulgado hoje, ele lembrou que, em evento recente do qual participou, apontou um exagero na precificação dos riscos fiscais, levando em conta a situação de outras economias e o esforço feito pelo governo para equilibrar as contas públicas.

Segundo ele, ao se comparar os dados do Brasil com os de outros países emergentes, é possível notar expansão fiscal, mas os números domésticos não estão muito piores. “Aquele aumento de prêmios pode ser explicado por percepção de menor transparência fiscal”, afirmou Campos Neto, acrescentando que a situação comparada a outros países não era “tão ruim”.

Contabilidade coerente

Mas ele reforçou sua defesa de que a contabilidade das contas públicas respeite critérios internacionais e não seja alterada, em meio a uma tentativa do governo de incorporar receitas para impulsionar o resultado primário, contrariando o entendimento da autoridade monetária.

Campos Neto disse que o resultado primário do governo precisa ser oriundo de um esforço fiscal no ano corrente, acrescentando que o BC usa critérios do Fundo Monetário Internacional (FMI) para calcular os dados.

“A gente tem uma interação com o governo para dizer ‘olha, é importante a gente manter essa contabilidade dessa forma’, fica muito transparente, fica comparável entre os países”, disse. “É uma coisa que a gente já trabalha há bastante tempo, são critérios internacionais e é importante para a credibilidade do Brasil que a gente siga trabalhando dessa forma.”

Em projeto aprovado pelo Congresso sobre a desoneração da folha salarial e medidas arrecadatórias, o governo incluiu no texto a previsão de que a captação de recursos esquecidos por correntistas em bancos será contabilizada como resultado primário, ajudando na busca pelo déficit zero do governo.

A decisão contraria o BC, que disse que esse recurso não deve ser contabilizado na conta primária, e gerou críticas de analistas privados.

Transição na presidência do BC

Campos também comentou sobre sua sucessão na presidência do BC e disse esperar que a sabatina do diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, indicado para o cargo no comando da instituição a partir de 2025, ocorra “com muita naturalidade” no Senado. Ele voltou a defender uma transição suave no comando do BC.

“Algumas pessoas perguntam, ‘não é problemático ter dois presidentes?’ Eu digo que não, é maravilhoso ter dois presidentes, porque significa que a gente, de fato, está fazendo a transição na forma mais suave possível”, afirmou.

Campos Neto disse que tem falado com alguns senadores sobre a importância de fazer a sabatina e uma transição suave institucional no BC.

Ele afirmou que vai trabalhar junto com Galípolo para fazer essa transição nos próximos meses. “Acho que isso mostra o grau de maturidade que a autonomia [do BC] nos leva, acho que é importante a gente passar por isso”, comentou.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

The post Campos Neto diz que mercado cobra transparência fiscal, mas vê algum exagero appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress