• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
BC notifica Anitta por atraso na declaração de bens no exterior
1 de abril de 2025
Vagas de emprego em aberto nos EUA diminuem em meio à incerteza econômica
1 de abril de 2025
Published by on 1 de abril de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

Os canais de transmissão da política monetária para a economia não funcionam no Brasil com a mesma fluidez observada em outros países, disse nesta terça-feira o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Em solenidade pelos 60 anos do BC na Câmara dos Deputados, Galípolo afirmou que essa característica faz com que a autarquia tenha que aplicar “doses maiores do remédio” de juros para conseguir o mesmo efeito.

Leia também

Haddad diz que “retaliação injustificável” dos EUA sobre Brasil causaria estranheza

O presidente Donald Trump, que vem prometendo anunciar as taxas recíprocas em 2 de abril

“A economia brasileira vem apresentando ou apresentou recentemente a queda mais rápida da sua taxa de desemprego e a menor taxa de desemprego da série histórica, um dos maiores crescimentos dos rendimentos das famílias e também a máxima da série histórica”, disse.

“Isso sugere que talvez os canais de transmissão da política monetária não funcionem com a mesma fluidez que costumam funcionar em outros países aqui no Brasil e que eventualmente você precisa dar doses maiores do remédio para conseguir o mesmo efeito.”

Ao elevar a taxa Selic a 14,25% ao ano em março, o BC reafirmou a relevância da manutenção de canais de política monetária desobstruídos e sem elementos mitigadores para sua ação.

“Para o cumprimento de seu mandato e convergência da inflação à meta com menores custos, a política monetária deve ser capaz de atuar sem impedimentos em todos os canais”, disse o BC na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Analistas têm questionado ações adotadas pelo governo que podem estimular a economia, dificultando o trabalho do BC de arrefecer a atividade em busca de domar a inflação. Entre as ações estão uma liberação de saques do FGTS e o lançamento de um programa de estímulo ao crédito consignado para trabalhadores do setor privado.

Na segunda-feira, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, afirmou que o crédito incentivado existente no Brasil, que viabiliza empréstimos mais baratos a parte das empresas, faz com que a política monetária não tenha efeito equânime sobre todos os agentes, o que força o BC a colocar os juros em nível mais alto para que todos estejam no nível restritivo.

The post Canais de transmissão da política monetária têm menor fluidez no Brasil, diz Galípolo appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4) na lupa do mercado; o que esperar do Ibovespa hoje (4)


Read more
4 de fevereiro de 2026

Lotofácil 3604 faz um novo milionário; Mega-Sena encalha e prêmio vai a R$ 144 milhões


Read more
4 de fevereiro de 2026

Ações de software despencam; Alphabet divulga resultados; ouro sobe – o que está movendo os mercados


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress