Com o Carnaval se aproximando, muitos trabalhadores já estão de olho no calendário de fevereiro de 2026 — especialmente para saber se o Carnaval é ou não um feriado oficial. A folia está marcada entre os dias 14 e 17 de fevereiro, mas, apesar da tradição, nenhuma data desse período é considerada feriado nacional oficial em 2026.
No calendário de fevereiro de 2026, o Carnaval não aparece na lista de feriados nacionais obrigatórios. Em vez disso, as datas relacionadas à festa popular são classificadas como ponto facultativo pelo governo federal:
16 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
17 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
18 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas, até o meio-dia)
Isso significa que, formalmente, essas datas não são feriados nacionais — ou seja, empresas privadas não são obrigadas a conceder folga nesses dias, e funcionários podem ser chamados a trabalhar normalmente, conforme as regras internas de cada empregador.
CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente
Apesar de não serem feriados nacionais, os dias de Carnaval costumam resultar em folga para muitos trabalhadores — especialmente servidores públicos — porque o governo define esses dias como ponto facultativo.
A decisão pela folga depende da instituição, empresa ou acordo coletivo da categoria.
Alguns estados e municípios, porém, costumam decretar feriado na terça-feira (17), como Rio de Janeiro e Salvador.
As escolas e faculdades também costumam fechar, sejam elas públicas ou privadas.
Nas localidades em que as datas são consideradas feriado, os profissionais contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) têm direito a folga remunerada, desde que não atuem em serviços essenciais ou que a empresa não tenha adotado um regime de plantão previamente acordado.
Se o Carnaval não for feriado na cidade ou no estado onde você trabalha, eventuais folgas dependem de acordo com instâncias superiores. Isso porque, nesses casos, as empresas não são obrigadas a conceder folga para os funcionários.
Veja a lista completa de feriados de 2026:
1º de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal
3 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
21 de abril (terça-feira): Tiradentes
1º de maio (sexta-feira): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (segunda-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira): Finados
15 de novembro (domingo): Proclamação da República
20 de novembro (sexta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro (sexta-feira): Natal