• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Portugal: como o país se tornou símbolo da crise de moradia cara que cresce na Europa
18 de dezembro de 2023
Mercado reduz projeção de inflação com Selic fechando o ano em 11,75%; confira o Focus desta segunda (18)
18 de dezembro de 2023
Published by on 18 de dezembro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

A maioria dos eleitores chilenos se posicionou neste domingo (17) contra a reforma constitucional elaborada por uma assembleia dominada por partidos conservadores e de centro-direita. No plebiscito realizado ontem, 55,8% votaram por não aceitar o novo texto da Constituição contra 44,2% que concordavam com a mudança.

Foi a segunda tentativa frustrada de mudar a Carta Magna do país: em setembro do ano passado, uma proposta mais progressista apresentada pelo governo de esquerda de Gabriel Boric tinha sido rejeitada por 62% dos eleitores.

Embora a votação de ontem tenha se configurado numa derrota para a oposição ao governo, em especial do líder da direita, José Antonio Kast, a administração de Boric evitou comemorar porque a defesa de renovar a Constituição – que remonta aos anos da ditadura de Augusto Pinochet – é uma bandeira antiga da esquerda.

Espera-se que agora não haverá insistência num terceiro processo constitucional. “A soberania popular expressou claramente a sua vontade e a maioria votou contra. Com isto quero deixar claro que, durante o nosso mandato, o processo constitucional está encerrado. As emergências são diferentes”, disse Boric ontem à noite.

“O processo constituinte pretendia trazer esperança e acabou por gerar frustração e até tédio numa parte relevante dos cidadãos e não podemos ignorar isso”, afirmou, lamentando também que um setor tenha tentado transformar o processo em um balanço de sua administração. “Eles tentaram convencer os eleitores com campanhas terroristas e alguns até tentaram fazer desta eleição um plebiscito sobre o governo”, queixou-se.

Já Kast e seu Partido Republicano, que detinha a maioria do Conselho Constitucional, reconheceu a derrota de maneira lacônica. “Falhamos no esforço de convencer as pessoas”, disse.

The post Chilenos rejeitam em plebiscito nova tentativa de mudar a Constituição appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress