• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Taxas curtas de DIs têm leves altas e longas caem em dia de IBC-Br e queda do dólar
16 de junho de 2025
Líder japonês e Trump se encontram à margem do G7 em meio a negociações de tarifas
16 de junho de 2025
Published by on 16 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Itaú está entre as instituições do mercado que projetam a manutenção da Selic no patamar de 14,75% ao ano na reunião desta semana. Para o banco, a decisão deve marcar o fim do atual ciclo de aperto monetário.

A decisão deve refletir o estágio avançado do ciclo, as perspectivas dos efeitos defasados e cumulativos da política monetária e o ambiente de incerteza elevado, diz o relatório assinado pelo economista-chefe, Mario Mesquita.

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve reforçar o compromisso com a convergência da inflação à meta, seguindo a estratégia de permanecer com a taxa de juros em patamar contracionista por período prolongado. Além disso, deve sinalizar que não hesitará em retomar as altas, caso o cenário prospectivo de inflação se deteriore.

“O balanço de riscos para a inflação deverá seguir equilibrado, com riscos para ambos os lados e variância maior que a usual”, diz Mesquita.

VEJA MAIS: Com Super Quarta chegando, conteúdo gratuito revela o que fazer com seus investimentos após decisões de juros no Brasil e nos EUA 

O Itaú afirma que, desde a reunião do Copom de maio, o cenário doméstico apresentou sinais “ambíguos”.

O mercado de trabalho segue robusto, mas o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre ficou abaixo do consenso e os dados iniciais do segundo trimestre indicam moderação da atividade.

A inflação corrente permanece acima da meta, mas as divulgações recentes surpreenderam para baixo, sem deterioração adicional na margem. Já as expectativas têm mostrado estabilidade no Boletim Focus, ao passo em que as medidas de inflação implícita têm declinado substancialmente.

No câmbio, o real teve leve apreciação, enquanto os valores de commodities em moeda brasileira permaneceram relativamente estáveis. O aumento das tensões geopolíticas, no entanto, tende a elevar a volatilidade dos preços.

O economista do Itaú destaca ainda que, na comunicação recente, o Banco Central (BC) tem reforçado o tom de cautela adicional e flexibilidade, reforçando a dependência dos dados futuros.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação da zona do euro desacelera a 1,7% em janeiro e fica abaixo do previsto


Read more
4 de fevereiro de 2026

Banco do Japão não irá ao socorro da queda dos títulos impulsionada por Takaichi


Read more
4 de fevereiro de 2026

O que seria necessário para o BCE cortar as taxas novamente? Deutsche Bank analisa


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress