• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
China acusa EUA de “bullying” com controles de chips e violação do direito internacional
20 de maio de 2025
USDA projeta aumento de 0,5% na safra de café do Brasil 2025/26
21 de maio de 2025
Published by on 21 de maio de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O ministro da Agricultura do Japão, Taku Eto, renunciou nesta quarta-feira após assumir a responsabilidade pelos comentários que fez esta semana sobre o arroz, que irritaram os eleitores, abalados pelos preços historicamente altos do alimento básico.

A emissora pública NHK e outros meios de comunicação informaram que o primeiro-ministro Shigeru Ishiba nomearia o ex-ministro do Meio Ambiente Shinjiro Koizumi para substituir Eto.

Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como

Eto está em dificuldades nesta semana desde que reportagens da imprensa expuseram comentários que fez em uma festa de arrecadação de fundos políticos, no domingo, de que ele “nunca precisou comprar arroz” graças a doações de apoiadores.

Governo novo instável

O episódio provocou uma onda de críticas por parte de membros do partido de oposição e de parlamentares da coalizão governista, ameaçando o já instável controle de Ishiba do poder, antes das importantes eleições de julho.

“Fiz um comentário extremamente inapropriado, em um momento em que os cidadãos estão sofrendo com o aumento dos preços do arroz”, disse Eto aos repórteres na manhã de quarta-feira, após entregar sua renúncia no gabinete do primeiro-ministro.

A renúncia de Eto é a primeira do gabinete de Ishiba, formado em outubro.

A duplicação dos preços do arroz em relação ao ano passado, atingindo níveis recordes em décadas, tornou-se uma das principais preocupações dos eleitores japoneses. O governo vem tomando medidas desde março para controlar os preços, mas sem sucesso até agora.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: veja quando o governo paga os incentivos do ensino médio


Read more
4 de fevereiro de 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia acesso ao gás de cozinha


Read more
4 de fevereiro de 2026

Por que o mercado projeta inflação abaixo de 4% em 2026? Veja 4 alívios e 4 alertas


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress