Consultoria Empresarial
+ 10 Anos de Experiência
Contabilidade Fiscal
Contabilidade Tributária
Consultoria Empresarial
Consultoria Tributária
Serviços de Contabilidade
Assessoria e Planejamento Tributário

Comércio de bens do G20 cresce no 1º tri, mas serviços seguem irregulares, diz OCDE

O comércio de mercadorias entre os países do G20 cresceu no 1º trimestre de 2025, segundo comunicado divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As exportações subiram 2,% e as importações, 3,1% em relação ao último trimestre de 2024. A organização destaca que o avanço nas exportações foi “principalmente atribuído à União Europeia (UE)” enquanto o crescimento das importações foi “impulsionado pelos Estados Unidos”.

Nos EUA, as exportações avançaram 3,5%, com destaque para aeronaves e computadores. As importações saltaram 19%, impulsionadas por compras de suprimentos industriais e medicamentos.

Segundo a OCDE, “o anúncio de novas tarifas provavelmente levou importadores a antecipar embarques”. O Canadá também apresentou alta nas exportações (4,1%), puxadas por veículos e petróleo bruto, cujos preços subiram devido à queda nos estoques americanos. As importações canadenses subiram 1,9%.

Na Europa, o Reino Unido teve alta de 4,7% nas exportações, e a UE, de 2,8%. A Itália se destacou com aumento de 3%, puxado por produtos farmacêuticos. A Alemanha cresceu 0,8% nas exportações e 2% nas importações.

Na Ásia, os resultados foram mistos. A China exportou 1,1% mais, com alta nos embarques de terras raras, mas importou 3,7% menos, com queda em produtos elétricos e mecânicos. O Japão exportou 3 7%, enquanto a Coreia do Sul teve recuo de 4,3% nas exportações, afetada pelo setor automotivo.

O comércio de serviços apresentou variação desigual. “As exportações diminuíram 0,7% e as importações aumentaram 1%”, estima a OCDE. Nos EUA, as exportações de serviços subiram 0,4%, apesar da queda na receita com turismo. O Canadá teve retração em ambas, com queda de 3,2% nas exportações e d 3,6% nas importações. A França e a Alemanha seguiram em contração, mas a Itália cresceu com exportações, em alta de 7,2%.

Entre os emergentes, o Brasil teve queda de 1,2% nas exportações de serviços. Na Índia, as exportações recuaram 0,1%, e as importações despencaram 9,1%. Todos os dados são em relação ao último trimestre de 2024.

The post Comércio de bens do G20 cresce no 1º tri, mas serviços seguem irregulares, diz OCDE appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso trabalho é fazer o melhor por você e sua empresa

Artigos Relacionados

Entre em contato conosco!

Ligue hoje para

Entre em contato conosco!

Estamos a sua disposição para sanar dúvidas ou perguntas.

    Agende um horário para alavancar sua empresa.

    A melhor hora é agora.