• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
EUA visam conter influência da China nas instituições globais, diz Yellen
29 de março de 2023
Senado dos EUA acusa Credit Suisse de violar termos de acordo criminal de 2014
29 de março de 2023
Published by on 29 de março de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (29), dois requerimentos para convidar os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), para prestarem esclarecimentos aos parlamentares.

Os dois requerimentos são de autoria do deputado federal Rodrigo Valadares (União Brasil-SE). Inicialmente, os pedidos falavam em convocação dos ministros – o que obrigaria o comparecimento da autoridade à sessão estabelecida –, mas foram convertidos em convite por acordo entre os deputados.

Também por acordo, os integrantes do colegiado aceitaram que o encontro com Haddad seja realizado em conjunto com a Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

No convite a Haddad, o parlamentar pede que o ministro preste esclarecimentos à comissão sobre “a recorrência de aumento de impostos no Brasil desde a posse do novo governo, bem como possíveis razões e entendimentos realizados para a elevação de carga tributária”.

Na justificação do requerimento, ele destaca a reoneração de combustíveis, a implementação de um imposto sobre exportações de petróleo cru, além de declarações do próprio ministro sobre estudos do governo para taxar jogos eletrônicos e apostas online.

“Considerando que o aumento na carga tributária promove o desinvestimento, fuga de capitais e desemprego, as medidas de aumento de impostos vão a uma linha contrária de uma plena promoção de uma cadeia de desenvolvimento econômico. Enquanto outras nações reduzem suas tributações para promover a entrada de capital tanto nacional, tanto estrangeiro, o governo brasileiro adota um alinha contrária, punindo empreendedores e consumidores com elevações na tributação no país”, afirmou.

Já no requerimento destinado a Tebet, o parlamentar sugere que a ministra usou de informação privilegiada ao dizer, em entrevista concedida na última quarta-feira (22), que a taxa básica de juros (Selic), atualmente mantida em 13,75% ao ano, poderia cair na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central após a apresentação do novo arcabouço fiscal pelo governo.

Na entrevista mencionada pelo parlamentar, Tebet defende a necessidade de se equilibrar as contas públicas e afirma que o arcabouço fiscal terá como missão fazer com que o país não gaste mais do que arrecada, zerando o déficit público e estabilizando a dívida pública.

“Só apresentar e sendo um bom arcabouço [fiscal] já vai permitir que, na próxima reunião do Copom − não a de hoje, porque não dá tempo −, esses juros possam começar a cair. E esses juros caindo significam tudo mais barato na vida das pessoas”, disse a ministra na ocasião.

Ao requerimento original foi acrescido pedido para que Tebet apresentasse os planos do governo federal para a retomada do crescimento econômico e a reforma tributária.

Embora tenha três indicados na Esplanada dos Ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o União Brasil, partido fruto da fusão do Democratas com o Partido Social Liberal (PSL), se considera um partido independente. Parte dos integrantes da bancada na Câmara dos Deputados, inclusive, adota postura crítica à atual administração.

The post Comissão da Câmara aprova convites para que Haddad e Tebet prestem esclarecimentos appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress