• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Poupança tem saque líquido de R$ 85,568 bilhões em 2025, afirma BC
9 de janeiro de 2026
Saks Global Enterprises planeja pedir falência em meio a dificuldades financeiras
9 de janeiro de 2026
Published by on 9 de janeiro de 2026
Categories
  • Sem categoria
Tags

A União Europeia fez uma série de concessões a agricultores para viabilizar a aprovação política do acordo comercial com o Mercosul, negociado há mais de 25 anos. As medidas ajudaram a garantir maioria entre os países do bloco, mesmo com a oposição de setores rurais, especialmente na França e na Polônia.

Mesmo após protestos de agricultores franceses em Paris, os países da UE aprovaram o acordo nesta sexta-feira (9), com votos ainda sujeitos a confirmação formal pelos governos nacionais.

“É um acordo fundamental para a União Europeia, no plano econômico, político, estratégico e diplomático”, afirmou Olof Gill, porta-voz da Comissão Europeia.

Leia também

Entenda o acordo Mercosul–UE e o que muda para o Brasil

Negociado desde 1999 e destravado politicamente no fim de 2024, o tratado cria as bases para a maior área de livre-comércio do mundo, envolvendo cerca de 700 milhões de pessoas

A seguir, os principais pontos das concessões feitas por Bruxelas.

Salvaguardas para produtos agrícolas

A Comissão anunciou garantias para setores sensíveis, como carne, aves, arroz, mel, ovos e etanol. O bloco poderá limitar volumes importados com tarifa reduzida e intervir se houver desequilíbrio de mercado.

Um compromisso firmado em dezembro prevê a abertura de investigações caso o preço de um produto do Mercosul fique ao menos 8% abaixo do praticado na UE e as importações cresçam mais de 8%. Em situações de prejuízo grave, tarifas poderão ser reintroduzidas temporariamente. O percentual ainda será confirmado no texto final que terá aval formalizado ainda nesta sexta.

Regras mais duras sobre pesticidas

Para responder a críticas de concorrência desleal, a Comissão decidiu proibir três pesticidas — tiofanato-metilo, carbendazim e benomil — sobretudo em frutas como cítricos, mangas e mamões. A UE também prometeu reforçar controles sobre importações agrícolas.

Mais recursos para agricultores

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, propôs antecipar cerca de € 45 bilhões em recursos da Política Agrícola Comum (PAC) a partir de 2028, como forma de compensar possíveis impactos do acordo.

Alívio no custo dos fertilizantes

Bruxelas abriu caminho para suspender temporariamente a aplicação do mecanismo de ajuste de carbono sobre fertilizantes e anunciou redução de tarifas sobre ureia e amoníaco, buscando conter preços para produtores europeus.

(com AFP)

The post Concessões destravam acordo Mercosul–UE; veja o que mudou appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress