Na entrevista coletiva desta quarta-feira (6), ao chegar ao Ministério da Fazenda, o ministro Fernando Haddad (PT) também falou sobre as medidas de corte de gastos que estão sendo discutidas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e devem ser anunciadas até o fim desta semana.
Segundo o chefe da equipe econômica, a fase de conversas com outros ministros do primeiro escalão do governo já está concluída. Agora, a próxima etapa é dar uma “devolutiva” a Lula sobre o que foi discutido – e, a partir daí, caberá ao presidente da República encaminhar o anúncio.
“Acredito que ontem [terça-feira] nós tenhamos terminado a rodada de reuniões pedida pelo presidente Lula com os ministros das pastas. O dia de ontem foi muito bom. Penso que concluímos todas as conversas”, disse Haddad.
“Vamos dar uma devolutiva para ele [Lula] assim que ele for informado de que o trabalho da Casa Civil, da Fazenda e do Planejamento está concluído. Vamos dar uma devolutiva das impressões recebidas”, explicou o ministro.
Segundo o ministro da Fazenda, é preciso aguardar os “desdobramentos” da eleição americana e, principalmente, os primeiros sinais que serão emitidos pelo futuro governo. Trump assume em janeiro de 2025
Segundo Haddad, “os ministros todos estão muito conscientes da tarefa que temos pela frente, de reforço do arcabouço fiscal, da previsibilidade e da sustentabilidade das finanças no médio e longo e longo prazo”.
“Penso que há um consenso em torno do princípio. A partir dessa devolutiva, o presidente encaminha o endereçamento para o Congresso”, afirmou.
Ainda de acordo com o ministro da Fazenda, Lula ou o próprio Haddad devem conversar sobre as medidas com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). As mudanças devem ser encaminhadas ao Legislativo por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
“Possivelmente, vai pedir para conversar com os presidentes das duas Casas. Ontem mesmo eu falei com o presidente Lira sobre outros temas, inclusive a votação da lei do contrato de seguros, que foi ontem”, detalhou.
Na última segunda-feira (4), também em conversa com repórteres, Haddad havia afirmado, após uma reunião com Lula, que o governo estava “na reta final” para anunciar as medidas de corte de gastos.
The post “Concluímos todas as conversas”, diz Haddad sobre corte de gastos appeared first on InfoMoney.