• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Estrela do basquete americana Brittney Griner é libertada na Rússia
8 de dezembro de 2022
Lagarde diz que série de choques na economia global são uma “permacrise”
8 de dezembro de 2022
Published by on 8 de dezembro de 2022
Categories
  • Sem categoria
Tags

As condições políticas para a aprovação de uma Reforma Tributária com a unificação de tributos sob um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) nunca estiveram tão favoráveis. A opinião é de Christopher Garman, diretor para as Américas do Eurasia Group.

Segundo ele, houve uma maturação desse debate nos último anos entre os governadores, que sempre se digladiaram a respeito das definições sobre origem e destino dos tributos. “A base de contribuição está caindo”, afirmou durante debate no evento Macro Vision 2022, do Itaú.

O desafio para a aprovação de uma proposta desse tipo é o quanto o governo federal estaria disposto a pagar como compensação para os governadores.

Fábio Zambeli, analista-Chefe do Jota, concordou que as condições estão melhores, mas ainda tem dúvidas se o novo governo colocaria sua força política para avançar nesse tema. “É um tema do Geraldo Alckmin (vice-presidente eleito) e do Fernando Haddad, não é do Lula”, comentou, destacando que a Reforma Tributária não surgiu como tema da campanha vitoriosa do petista.

Zambelli brincou que Reforma Tributária é como a Seleção Brasileira de futebol: todo mundo tem uma. Ele argumentou que, mesmo que o governo chegue a um consenso com o Centrão, no plenário surgem dificuldade com representantes de setores que se sentirem prejudicados, como agentes municipais e estaduais. “O governo vai ter de colocar muita força política”, repetiu.

Sobre a arrecadação para 2023, Garman lembrou que, se não enviar uma nova legislação no início do ano, o novo governo vai recuperar recursos da desoneração do PIS e Cofins sobre combustíveis, o que pode trazer cerca de R$ 50 bilhões a mais do que está no Orçamento.

Conheça as estratégias usadas pelos maiores investidores do mundo. Cadastre-se e aumente seus ganhos na Bolsa de Valores.

The post Condições para aprovar Reforma Tributária com IVA nunca foram tão favoráveis, diz Garman appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress