• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Dívida da Venezuela com Fundo de Garantia à Exportação é de US$ 1,27 bilhão, segundo Mdic
30 de maio de 2023
Confiança do comércio sobe para 87,3 pontos em maio, maior nível desde outubro, diz FGV/Ibre
30 de maio de 2023
Published by on 30 de maio de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV/Ibre subiu pelo terceiro mês seguido, mas em menor magnitude do que nos meses anteriores. O indicador avançou 0,5 ponto em maio, para 92,9 pontos, o maior nível desde novembro do ano passado (93,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 1,3 ponto.

Rodolpho Tobler, economista do FGV/Ibre, afirmou em nota que, apesar da alta da confiança no setor de serviços, o índice vem desacelerando nos últimos dois meses. “O resultado de maio foi influenciado pela melhora das expectativas, diferente do que vinha ocorrendo nos meses anteriores. Houve piora da percepção sobre a situação atual e pequena oscilação na demanda”, comentou.

Segundo ele, ainda há resiliência do segmento de serviços prestados às famílias para os quais os consumidores ainda parecem sustentar a demanda. “Para os próximos meses, há uma redução do pessimismo, que está relacionada a uma perspectiva de melhora do cenário econômico no segundo semestre do ano”, disse

A alta do ICS de maio se deu por uma melhora das expectativas para os próximos meses: o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (98,2 pontos).

Contribuiu para esse resultado o crescimento de 3,3 pontos do indicador de demanda prevista nos próximos três meses que foi para os 92,6 pontos, e a alta de 1,4 ponto do indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses que alcançou 92,7 pontos. Em ambos os indicadores o nível é maior desde outubro do ano passado.

Já as avaliações sobre o momento pioraram: o Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 1,4 ponto, para 93,4 pontos.

Essa queda do ISA-S foi influenciada principalmente pelo indicador de situação atual dos negócios que caiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos, menor nível dos últimos 3 meses. O indicador de volume de demanda atual ficou praticamente estável ao variar -0,3 ponto, para 94,0 pontos.

The post Confiança de serviços sobe 0,5 ponto em maio, para 92,9 pontos, diz FGV/Ibre appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação da zona do euro desacelera a 1,7% em janeiro e fica abaixo do previsto


Read more
4 de fevereiro de 2026

Banco do Japão não irá ao socorro da queda dos títulos impulsionada por Takaichi


Read more
4 de fevereiro de 2026

Órgão de fiscalização orçamentária da Itália eleva previsão de crescimento para 2026 a 0,7%


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress