• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Taxa média de desemprego no Brasil recua para 8,0% no trimestre encerrado em junho, diz IBGE
28 de julho de 2023
Contas públicas têm déficit de R$ 48,899 bilhões em junho
28 de julho de 2023
Published by on 28 de julho de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 2,6 pontos na passagem de junho para julho, para 91,6 pontos, informou nesta sexta-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 2,7 pontos, quarto resultado positivo consecutivo.

Segundo Rodolpho Tobler, coordenador da sondagem do comércio do FGV/Ibre, o resultado de julho parece mais com uma calibragem após altas significativas do que uma nova fase de desaceleração, como a ocorrida na virada do ano.

“Os indicadores sobre o momento presente caíram suavemente, um sinal de sustentação do momento mais favorável do ano, com inflação mais controlada e confiança dos consumidores em alta e a despeito dos níveis ainda elevados de juros”, avaliou em nota.

Ebook Gratuito
Análise de Balanços
Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber sobre os resultados das empresas

Mas ele ponderou que, por outro lado, as expectativas voltaram a ceder, mostrando desconfiança do setor com a continuidade desse cenário. “A consolidação da melhora do ambiente macroeconômico é peça fundamental para retomada da confiança do comércio”, afirmou o economista.

A queda do índice em julho foi disseminada em cinco dos seis principais segmentos do setor e nos dois horizontes temporais. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) cedeu 0,9 ponto, para 98,0 pontos, na primeira queda após cinco meses de alta. O Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 4,1 pontos, para 85,6 pontos.

Entre os fatores que estão limitando a melhoria dos negócios, as empresas citaram na pesquisa a demanda insuficiente, competição e custo financeiro.

“Mesmo vindo de uma sequência favorável na confiança do comércio nos meses anteriores, há ainda um porcentual muito elevado de empresas reclamando do nível atual da demanda. Custo financeiro, onde entram reclamações sobre juros, também é um fator que vem sendo citado com maior frequência que em anos anteriores”, informou o FGV/Ibre.

A Sondagem do Comércio de julho coletou informações de 719 empresas entre os dias 1º e 27 de julho.

The post Confiança do Comércio cai em julho ante junho, após sequência de altas, diz FGV/Ibre appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia acesso ao gás de cozinha


Read more
4 de fevereiro de 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: veja quando o governo paga os incentivos do ensino médio


Read more
4 de fevereiro de 2026

Por que o mercado projeta inflação abaixo de 4% em 2026? Veja 4 alívios e 4 alertas


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress