• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Na Alemanha, índice Ifo de sentimento das empresas melhora em novembro
24 de novembro de 2023
PIB da Alemanha recua 0,1% no terceiro trimestre, dentro do esperado
24 de novembro de 2023
Published by on 24 de novembro de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 0,2 ponto em novembro, para 93,0 pontos, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo FGV/Ibre. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 1,3 ponto para 94,4 pontos, na segunda retração mensal seguida.

Em novembro, a acomodação da confiança foi influenciada pela estabilidade das avaliações sobre a situação atual e das perspectivas para os próximos meses.

O Índice da Situação Atual (ISA) caiu pelo segundo mês consecutivo, desta vez em 0,4 ponto, para 82,1 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) se manteve relativamente estável ao variar -0,1 ponto para 100,8 pontos.

Segundo Anna Carolina Gouveia, economista do FGV/Ibre, os números foram heterogêneos entre as faixas de renda.

Masterclass
Semana do Trader Sossegado
Uma semana de conteúdo prático e gratuito para você ter ganhos consistentes na bolsa operando apenas 30 minutos por dia

“Há uma queda intensa na confiança dos consumidores de classes de renda baixa, recuperação das faixas intermediárias e estabilidade na classe mais alta. Essas diferenças parecem estar relacionados a uma maior dificuldade financeira dessas famílias, perspectivas mais pessimistas em relação ao emprego, com forte impacto na situação financeira futura e na sua capacidade de comprar bens duráveis”, comentou em nota.

Entre os quesitos que compõem o ICC, o que mede as perspectivas para as finanças familiares futuras foi o que apresentou maior contribuição para a queda da confiança no mês, ao cair 3,2 pontos, para 93,7 pontos, menor nível desde novembro de 2022 (92,5 pontos).

Segundo o FGV/Ibre, a piora também foi observada no indicador que mede as perspectivas sobre a situação futura da economia, que cedeu 0,3 ponto, para 110,9 pontos, também o mais baixo desde novembro de 2022 (110,6 pontos).

Apenas o ímpeto de compras de bens duráveis apresentou resultado positivo no mês, ao avançar 3,0 pontos, para 97,7 pontos, contrabalanceando o resultado do IE-C para uma estabilidade.

Em relação as variáveis que medem a evolução no momento atual, o indicador que mede a avaliação sobre a situação econômica cedeu 0,8 ponto, para 90,6 pontos, menor nível desde julho deste ano (87,1 pontos) enquanto a percepção dos consumidores sobre a situação financeira das famílias ficou estável em 73,9  pontos.

Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

The post Confiança do consumidor volta a cair em novembro, informa FGV/Ibre appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress