• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Boletim Focus: projeções de inflação entre 2023 e 2026 continuam a cair; estimativa do PIB sobe para 2,19%
3 de julho de 2023
PMI industrial da Alemanha cai a 40,6 em junho e fica abaixo da prévia, diz S&P Global
3 de julho de 2023
Published by on 3 de julho de 2023
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 3,0 pontos em junho ante maio, para 94,5 pontos, a segunda alta mensal consecutiva, informou nesta segunda-feira (3) a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a FGV, o resultado de junho das sondagens empresariais sugere que o pior momento para a confiança empresarial em 2023 ficou para trás no início do ano.

Segundo Aloisio Campelo Júnior, superintendente de estatísticas públicas do FGV/Ibre, o ritmo de atividade, ainda que morno, caminha no sentido da normalidade, com sustentação de contratações e alta do nível de utilização na indústria.

“A melhora das expectativas no mês foi influenciada pela definição do novo regime fiscal e pela perspectiva de distensão da política monetária nos próximos meses. Mas a excessiva preocupação das empresas no horizonte de seis meses revela a persistência de um moderado pessimismo com a possibilidade de uma retomada mais consistente do nível de atividade este ano”, comentou em nota

Para Campelo Júnior, a continuidade da tendência de alta da confiança dependerá da evolução do ambiente macroeconômico nos próximos meses.

Situação atual e expectativas

Minissérie Gratuita
Lucrando com o Medo
Conheça a estratégia desenvolvida pelo prof. Su Choung Wei que é capaz de gerar de 2% a 6% de rentabilidade mensal em dólar

O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 4,0 pontos em junho ante maio, para 95,1 pontos. Houve influência da melhora no componente de Demanda Atual, para 96,8 pontos, com alta disseminada entre os segmentos pesquisados.

Já o Índice de Expectativas (IE-E) aumentou 2,8 pontos, para 96,2 pontos, melhor desempenho desde setembro de 2022.

No entanto, a FGV ressalta que ainda há preocupação do setor produtivo nos quesitos com horizonte de seis meses: o componente que mede as expectativas com o ambiente de negócios nos seis meses seguintes ficou em 92,8 pontos, abaixo do nível dos itens que medem o otimismo três meses à frente, como o de demanda prevista, aos 94,2 pontos, e o de emprego previsto, 98,3 pontos.

Segmentos

Na passagem de maio para junho, a confiança dos serviços subiu 3,7 pontos, para 96,6 pontos; a do comércio avançou 6,9 pontos, para 94,2 pontos; e a da indústria teve elevação de 1,1 ponto, para 94,0 pontos. A construção encolheu 0,1 ponto, para 93,9 pontos.

Em junho, a confiança avançou em 71% dos 49 segmentos integrantes do ICE.

The post Confiança empresarial sobe 3,0 pontos em junho ante maio, para 94,5 pontos, afirma FGV appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress