• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Waller, do Fed, apoia corte de juros mais cedo se tarifas ameaçarem recessão
14 de abril de 2025
Economista do CIBC alerta que Canadá repete erros de previsão populacional
14 de abril de 2025
Published by on 14 de abril de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

As vendas no varejo dos Estados Unidos tiveram alta em março, após dois meses de queda e com dados que ainda não contabilizam os efeitos práticos do tarifaço anunciado por Donald Trump no início de abril – que foi adiado ou atenuado na sequência. Segundo pesquisa da associação varejista NRF, em parceria com a rede CNBC, as vendas varejistas totais, excluindo automóveis e gasolina, subiram 0,6% mês a mês, com ajuste sazonal, e 4,75% na comparação anual não ajustada.

Leia também: Yellen chama plano de tarifas de Trump de “pior tiro-no-pé que já vi”

Segundo os dados do Retail Monitor, em fevereiro tinha ocorrido uma queda de 0,22% na comparação mensal e uma alta de 3,38% na anual.

“As vendas no varejo aumentaram em março, mas apenas moderadamente, e os gastos vieram antes do anúncio tarifário do ‘Dia da Libertação’ do presidente”, disse o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay.

Leia também: Pressão de empresários e temor de recessão levaram Trump a pausar tarifas, diz WSJ

Ele destacou a retração observada nos últimos meses ocorreu apesar dos fortes fundamentos econômicos, impulsionada pela incerteza causada pelas tarifas. “O aumento de março é em parte o resultado de estocar para se antecipar às tarifas. Com as perspectivas econômicas incertas e a situação fluida, o sentimento do consumidor está enfraquecendo e muitos consumidores estão migrando a renda disponível para a poupança”, explicou.

Leia também

Trump promete tarifas sobre fármacos: “Tudo que preciso fazer é tarifar”

Ao lado do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, ele também prometeu buscar saídas para aliviar os impactos das tarifas sobre a indústria automobilística

Os resultados de março refletem os gastos do consumidor feitos após o presidente Trump anunciar tarifas sobre China, Canadá e México, em fevereiro, mas antes da tarifa mínima de 10% sobre todos os parceiros comerciais dos EUA em 2 de abril, juntamente com tarifas “recíprocas” abrangentes sobre dezenas de países.

As tarifas recíprocas foram suspensas por 90 dias, mas tarifas adicionais sobre a China resultaram em uma escalada entre a China e os EUA.

Mesmo antes disso, no entanto, uma pesquisa realizada para a NRF pela Prosper Insights & Analytics descobriu que 46% dos consumidores disseram que estavam estocando eletrodomésticos, roupas e outros itens no início de março porque estavam preocupados com a possibilidade de ficarem mais caros após as novas tarifas.

A associação explica que ao contrário dos números baseados em pesquisas coletados pelo Census Bureau, o Retail Monitor usa dados reais e anônimos de compras com cartão de crédito e débito compilados pela Affinity Solutions, sem revisões mensais ou anuais.

As vendas de março aumentaram em toda a linha em uma base anual, lideradas por produtos digitais, lojas de mercadorias em geral e lojas de artigos esportivos, hobby, música e livros. As vendas aumentaram em cinco das nove categorias na base mensal.

The post Consumidor dos EUA estoca produtos por temer tarifas e varejo cresce em março appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress