• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
SP limita preço de moradia social a até R$518 mil
30 de maio de 2025
Trump diz que reunião com chair do Fed foi boa
30 de maio de 2025
Published by on 30 de maio de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve continuar em ritmo de crescimento ao longo de 2025 e pode até se aproximar de 3% ao final do ano, afirma o coordenador do Núcleo de Contas Nacionais do FGV IBRE, Claudio Considera.

“Vamos ter, com certeza, um crescimento acima de 2% este ano e mais próximo de 3%. A economia está crescendo há três anos seguidos – isso melhora a capacidade de arrecadação do governo, porque aumenta o volume de renda que pode ser taxada e melhora a situação fiscal, embora ela ainda seja um problema bastante sério”, disse em entrevista ao Money Times.

A atividade econômica do país cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025 (1T25), segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (30). Isso representa uma aceleração frente ao avanço revisado de 0,1% no período de outubro a dezembro do ano passado.

Considera destacou que o bom desempenho do agronegócio (+12,2%) tem sido um dos principais motores do crescimento econômico brasileiro. Segundo ele, culturas como soja e milho, cuja colheita é concentrada nos primeiros meses do ano, têm contribuído significativamente para impulsionar outros setores.

PIB brasileiro cresce 1,4% no 1T25 puxado pelo agro; Veja o que movimenta o Ibovespa no Giro do Mercado desta sexta-feira (30)!

O resultado do agro tem efeito multiplicador, especialmente sobre o comércio, o transporte e outros serviços. “Mesmo que a agropecuária não continue crescendo nos próximos trimestres, o que já foi produzido já está impulsionando esses setores, melhorando as projeções para o restante da economia”, disse.

O economista também destacou que o mercado de trabalho brasileiro tem contribuído para o aumento do consumo das famílias – e, consequentemente, para o PIB. “O mercado de trabalho está muito bom. A taxa de emprego tem caído e isso melhora bastante a perspectiva de aumento do consumo”, afirmou.

Além da recuperação da renda das famílias, a retomada do consumo está relacionada à melhora nas condições de crédito. “Durante muito tempo, os bens duráveis tiveram desempenho fraco, mas agora voltaram a crescer. Isso tem a ver com a melhor disponibilidade de crédito, inclusive com melhorias no crédito consignado e no acesso a recursos como o FGTS”.

Considera comentou o desempenho do setor externo. Apesar de possíveis impactos negativos nas exportações devido a medidas do ex-presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ele destacou o bom momento das importações brasileiras, especialmente de bens de capital.

Há opiniões mais conservadoras

A projeção do coordenador do FGV IBRE para o PIB brasileiro em 2025 não é consenso. O mercado financeiro aposta em uma desaceleração suave da atividade econômica ao longo deste ano.

A XP Investimentos, por exemplo, tem projeção de alta de 0,5% para a atividade no segundo trimestre. Já no ano, a casa vê um crescimento de 2,3% para o PIB, mas reconhece viés altista para a projeção.

“Além do mercado de trabalho robusto – com taxa de desemprego historicamente baixa e forte expansão da massa de renda real do trabalho –, medidas recentemente anunciadas pelo governo podem dar suporte à demanda interna no curto prazo”, diz Rodolfo Margato, economista da XP.

A projeção da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda, também é mais conservadora. O SPE manteve a expectativa de uma alta de 2,4% para o PIB em 2025, “mesmo com o resultado levemente abaixo do esperado para o crescimento no primeiro trimestre”.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress