• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Bradesco (BBDC4) leiloa antigos imóveis de agências desativadas com valores a partir de R$ 420 mil
12 de novembro de 2025
Bank of America ajusta previsão para primeiro corte de juros no Brasil
12 de novembro de 2025
Published by on 12 de novembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Banco Central afirmou nesta quarta-feira (12) que a materialização de risco no mercado de crédito se deteriorou, independentemente da régua utilizada na mensuração, e deve continuar pressionada no curto prazo, mas ponderou que o sistema financeiro nacional segue sólido.

“Os ativos problemáticos aumentaram em praticamente todas as carteiras de crédito para famílias, especialmente o rural, e também entre as micro, pequenas e médias empresas”, disse a autarquia em seu mais recente Relatório de Estabilidade Financeira, publicado semestralmente.

Apesar do aumento das perdas esperadas, o BC afirmou que o sistema financeiro se mantém bem provisionado, tendo também registrado aumento de rentabilidade.

A autoridade monetária tem mantido a taxa Selic em 15% ao ano, maior nível em duas décadas, em um trabalho focado em arrefecer a inflação, mas que gera impacto no mercado de crédito, com o aumento dos juros dos financiamentos levando a um resfriamento nas concessões e maior risco de inadimplência.

De acordo com o BC, a desaceleração do crédito ocorreu em quase todas as modalidades para famílias e portes de empresas, bem como no mercado de capitais, embora este último ainda registre taxas elevadas.

VEJA MAIS: O que os balanços do 3T25 revelam sobre o rumo da bolsa brasileira e quais ações podem surpreender nos próximos meses – confira as análises do BTG Pactual

“O financiamento à economia real desacelerou, em linha com as condições financeiras mais restritivas e com a moderação no crescimento da atividade econômica”, afirmou.

Nesse cenário, as instituições financeiras reduziram o apetite ao risco, com a desaceleração do crédito acompanhada por uma melhora na qualidade da maior parte das novas concessões, apontou a autarquia.

“De fato, o ambiente demanda prudência na qualidade das contratações devido aos riscos relacionados ao comprometimento de renda das famílias e ao endividamento destas e das empresas de menor porte”, disse.

O BC avaliou que a rentabilidade dos bancos é robusta o bastante para enfrentar eventuais mudanças de cenário ou adversidades.

Segurança cibernética

Após episódios de ataques a sistemas de pagamento no país, a autarquia apontou no documento que “incidentes recentes demonstraram que a materialização do risco cibernético pode trazer implicações para instituições financeiras e de pagamento”.

Esses casos, segundo o BC, geraram perdas financeiras, demonstraram fragilidades relacionadas a controles em instituições e seus provedores de serviços e indicaram que “um conjunto razoável” de instituições não dispõe de mecanismos adequados para gerenciar determinados serviços.

“Não se limitando às medidas adotadas até o momento, o BC permanece monitorando e atuando na resposta a incidentes cibernéticos relevantes que possam impactar o regular funcionamento do sistema financeiro”, afirmou.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress