• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Efeito Trump sobre investimento verde deve ser temporário, mas há receios de retração
17 de agosto de 2025
Tesouro Direto 24 horas deve começar em janeiro de 2026
17 de agosto de 2025
Published by on 17 de agosto de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (16) mostra que a população está dividida sobre quem deve ser responsabilizado pelas tarifas de até 50% impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

Para 35% dos entrevistados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o principal culpado. Já o ex-presidente Jair Bolsonaro foi citado por 22%, e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, por 17%. Somados, os dois registram 39% das menções.

O levantamento também apontou que 15% dos consultados responsabilizam o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelas tarifas.

O magistrado tem sido alvo de críticas do presidente americano Donald Trump e de aliados, que citam suas ações contra Bolsonaro como justificativa para a medida. Moraes foi incluído, há duas semanas, na lista de sanções Magnitsky, que prevê bloqueio de contas e restrições a ativos em dólar.

Outros 3% dos entrevistados disseram que nenhum dos nomes listados é culpado, 1% responsabilizou todos e 7% não souberam responder.

SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor.

Percepção varia conforme o voto em 2022

Entre eleitores de Lula, 73% atribuem a responsabilidade pelo tarifaço à família Bolsonaro — 38% a Jair e 35% a Eduardo. Apenas 11% consideram o petista culpado e 5% apontam Moraes. Já entre apoiadores de Bolsonaro, 58% culpam Lula, enquanto 25% responsabilizam Moraes. Nesse grupo, só 5% citam Eduardo e 4% o ex-presidente.

Prisão de Bolsonaro

A pesquisa também questionou como a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, decretada na semana passada, pode impactar a postura dos EUA. Para 40% dos entrevistados, Trump adotará medidas ainda mais duras contra o Brasil. Outros 28% acreditam que o republicano não levará o episódio em conta e buscará termos menos nocivos à economia. Já 20% afirmaram que nada deve mudar, e 12% não souberam responder.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress