O dólar se valorizou em relação a mais de 58 moedas em todo o mundo, após o tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chamou aa última quarta-feira (2) de “Dia da Libertação”. O real foi a terceira moeda que mais perdeu valor frente ao dólar desde então, com desvalorização de 5,1%.
A moeda americana chegou a ultrapassar os R$ 6 na manhã desta quarta-feira (9), algo que não ocorria desde janeiro. Com a pausa nas tarifas anunciada por Trump, o dólar passou a recuar.
VEJA TAMBÉM: O Agro Times está de olho nas maiores feiras do agronegócio brasileiro – e traz tudo em primeira mão pra você
No ranking das moedas mais desvalorizadas, o primeiro lugar ficou com o dinar, da Líbia, que perdeu 13,2% de valor ante o dólar. Em segundo, à frente do real, fica o peso colombiano, com desvalorização de 5,8%.
O levantamento foi realizado pela Austin Rating e considerou 118 países. A agência classificadora de risco utilizou dados de taxas de câmbio com a Ptax, divulgada pelo Banco Central (BC), como referência.
Apesar do cenário de incerteza, 32 países observaram suas moedas se valorizarem em comparação com a moeda americana. Foi o caso do Franco suíço, que cresceu 3%, o iene, do Japão, que subiu 2%, em relação ao dólar.
Ranking
País
Moeda
Desvalorização frente ao dólar de 2 a 8 de abril
1
Líbia
dinar
-13,20%
2
Colômbia
peso colombiano
-5,80%
3
Brasil
real
-5,10%
4
Noruega
coroa norueguesa
-4,70%
5
Venezuela
bolivar soberano
-4,60%
6
Austrália
dólar australiano
-4,50%
7
Chile
peso chileno
-4,40%
8
África do Sul
rande
-4,30%
9
Namíbia
dólar da Namíbia
-4,20%
10
Essuatíni
lilangeni
-4,20%
E MAIS: O que há de mais importante no mercado financeiro hoje? O programa Giro do Mercado mostra as principais notícias para o seu bolso todos os dias, às 12h