• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
BC manterá Selic em 14,75% até fim do 1T26 apesar de mercado ver cortes, diz Morgan Stanley
27 de maio de 2025
Wall Street fecha em alta acentuada com alívio em tarifas de Trump
27 de maio de 2025
Published by on 27 de maio de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) mais benigno em maio não é o suficiente para apostar em uma desaceleração consistente da inflação, afirma o economista do ASA, Leonardo Costa.

A prévia da inflação desacelerou de 0,43% em abril para 0,36% em maio — o mercado, por sua vez, esperava uma aceleração para 0,44%. No ano, o IPCA-15 acumulou alta de 2,80% e, em doze meses, de 5,40%.

O economista do ASA aponta que o IPCA-15 teve um balanço qualitativo mais benigno — “o melhor do ano”. Ele destaca a desaceleração do núcleo de serviços e de bens, mas afirma que o patamar dos núcleos segue elevado a despeito da surpresa com a desaceleração.

“Ainda é muito cedo para apostar em desaceleração consistente da inflação, ainda que o IPCA-15 de maio, de fato, tenha sido mais benigno”, diz.

Costa ainda destaca que o ritmo da possível desaceleração da economia brasileira neste ano continua incerto. Esse fator é importante para que a inflação se aproxime da meta de 3% perseguida pelo Banco Central (BC).

A projeção do ASA para o IPCA ao final do ano de 2025 é de 5,4%.

Prévia da inflação foi ‘surpresa bem-vinda’ para a Selic

Apesar de estar cético quanto à desaceleração consistente da inflação, Costa acredita que o IPCA-15 de maio foi uma “surpresa bem-vinda” para a política monetária em um período final de ciclo de alta de juros.

O ASA espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha a Selic em 14,75% na decisão de junho, após elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual (p.p.) em maio.

A reunião acontece nos dias 17 e 18 do próximo mês e o mercado aposta justamente em uma manutenção do patamar atual. As Opções de Copom precificam uma estabilidade da Selic a R$ 74 e um aumento de 0,25 p.p. a R$ 20,25 — quanto maior o preço, maior a expectativa para o cenário.

E MAIS: Duas ações para “apimentar” a carteira que podem “surfar” o fim das altas da Selic

O economista da casa diz ainda que é muito cedo para falar sobre cortes nos juros e projeta que o afrouxamento monetário comece apenas no primeiro trimestre de 2026.

A casa espera que a taxa básica feche o próximo ano no patamar de 13% ao ano.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress