• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Dívida pública federal sobe 0,71% em julho, a R$ 7,939 trilhões, diz Tesouro
27 de agosto de 2025
Brasil abre 129.775 vagas formais de trabalho em julho, abaixo do esperado
27 de agosto de 2025
Published by on 27 de agosto de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

São Paulo (Reuters) – As emissões brasileiras de um importante gás de efeito estufa, o metano, aumentaram 6% entre 2020 e 2023, ano em que o maior exportador de carne bovina do mundo atingiu o segundo maior nível de emissões de metano de todos os tempos, ou 21,1 milhões de toneladas.

De acordo com um estudo divulgado pelo Observatório do Clima nesta quarta-feira, três quartos das emissões de gás metano do Brasil estavam ligados à produção de gado de corte e leiteiro, que representou 14,5 milhões de toneladas do total de emissões em 2023, o equivalente a 406 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente.

Leia também: Produção de carnes do Brasil aumenta no 2º tri, aponta IBGE

Isso excedeu todos os gases de efeito estufa emitidos pela Itália no mesmo ano, disse o Observatório do Clima.

“O metano é um gás de efeito estufa que pode aquecer o planeta muito mais do que o dióxido de carbono”, disse o Observatório do Clima, uma rede de organizações ambientais da sociedade civil brasileira, em um comunicado. “Suas moléculas… têm um potencial de aquecimento global 28 vezes maior do que o do CO2 em um período de cem anos.”

Leia também: Aquecimento global: o que é, causas e consequências

O Brasil, que abriga o segundo maior rebanho bovino do mundo, vende carne e subprodutos para vários países. Em novembro, o país sediará a conferência climática COP 30 em Belém, no coração da Amazônia.

O país é o quinto maior emissor de metano do mundo, atrás da China, dos EUA, da Índia e da Rússia, segundo a declaração do Observatório do Clima.

O gás metano é principalmente emitido pelo arroto do gado, resultante do processo digestivo dos animais. Outras fontes de metano incluem resíduos animais e produção de arroz irrigado.

The post Emissões de metano aumentam no Brasil, o maior exportador de carne bovina do mundo appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Risco climático ganhará peso crescente na classificação soberana, diz Fitch


Read more
4 de fevereiro de 2026

CNI aponta juros como responsáveis por desaceleração da indústria


Read more
3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress